Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 22 de março de 2018

São Tomé e Príncipe - Assina acordo para formação de quadros da função pública na ilha do Príncipe com o Brasil

São Tomé – São Tomé e Príncipe e Brasil assinaram um acordo de cooperação estimado em mais de 650 mil dólares, visando a formação de quadros da administração pública da ilha do Príncipe, em documentos assinados pelo ministro são-tomense dos Negócios Estrangeiros, Urbino Botelho e pelo embaixador do Brasil, Vílmar Coutinho Júnior.
Testemunhado pela ministra da Justiça e Administração Pública, Ilza Amado Vaz, o acordo intitulado de “Ajuste Complementar ao Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica” e que visa “a implementação de um projecto de desenvolvimento” tem como objectivo a “promoção da qualidade” dos serviços à população através “de intercâmbios de conhecimentos e capacitação de quadros da administração regional”, de acordo com o ministro Urbino Botelho.
Segundo ainda o chefe da diplomacia são-tomense o acordo se enquadra na política do governo regional do Príncipe de “modernizar a administração pública” de forma a “torná-la mas credível, eficaz capaz de dar resposta tanto aos problemas dos cidadãos” quanto às necessidades do “desenvolvimento sustentado”.
O embaixador do Brasil, Vílmar Coutinho Júnio anunciou que “se tudo correr bem” ainda este ano será assinado um acordo de género destinado ao governo central de São Tomé e Príncipe com a mesma finalidade de “formar os funcionários da administração pública” são-tomense.
Existe uma possibilidade bastante grande de que um projecto semelhante venha ser também assinado a favor do governo Central” disse o diplomata brasileiro tendo acrescentado que “esperemos que ainda este ano”.
Numa cooperação multifacetada, São Tomé e Príncipe e a República Federativa do Brasil cooperam nos domínios de formação de quadros, alfabetização, luta contra a tuberculose, HIV e malária, instalação de centro profissionais, alimentação escolar, justiça, ensino superior, segurança e defesa entre outras áreas de intervenção brasileira no arquipélago.
O acto da assinatura foi testemunhado pela Ministra são-tomense da Justiça e Administração Pública, Ilza Amado Vaz. Ricardo Neto – São Tomé e Príncipe in “Agência STP-Press”

Sem comentários:

Enviar um comentário