Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 14 de março de 2018

Turquia – Pretende intensificar o comércio com Portugal

A Turquia, país Observador Associado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), através do seu ministro da Economia, Nihat Zeybekci, informou que pretende aumentar o volume comercial com Portugal para 5 mil milhões de dólares



O ministro turco da Economia, Nihat Zeybekci, disse que a Turquia e Portugal visam elevar o volume comercial para 5 mil milhões de dólares.

"Se o mundo laboral português e turco aumentarem a sua colaboração em todos os sectores, não será difícil duplicar esta cifra 10 vezes com a cooperação e as oportunidades destes dois países com países terceiros", afirmou.

Zeybekci visitou a capital portuguesa, Lisboa, no âmbito da reunião da Comissão do Terceiro Período da Comissão de Economia e Comércio Conjunto Turquia-Portugal.

Zeybekci começou os seus contactos com a reunião de mesa redonda com o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, e o Secretário de Estado para Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e depois compareceu no Fórum do Trabalho Turquia-Portugal.

Zeybekci disse que sua visita destaca as relações estreitas entre os dois países e acrescentou que a Turquia e Portugal são uma oportunidade entre si.

O titular turco destacou que a Turquia e Portugal estão nos dois extremos da Europa e falou sobre a importância do comércio dos dois países detalhando que o volume comercial é de apenas 1,5 mil milhões de dólares.

"Provavelmente este número pode chegar a 1,8 mil milhões de dólares em 2018. O nosso objectivo é chegar a 5 mil milhões de dólares", afirmou.

Zeybekci apontou que a Turquia é um país de oportunidades e acrescentou que, excepto a Turquia, nenhum país na proximidade geográfica aumentou o seu rendimento nacional para os 3 mil e 500 dólares nominais e 26 mil e 500 dólares de acordo com a paridade do poder de compra.

Comentou que há um equívoco sobre a Turquia e continuou:

"A adesão plena da Turquia à União Europeia é um objectivo estratégico, a Turquia nunca pode voltar e não voltará, porque toda a caminhada da Turquia nos últimos 2 mil anos sempre foi para o oeste e isso continuará assim". In “TRT” - Turquia

Sem comentários:

Enviar um comentário