Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 25 de outubro de 2014

Moçambique – II Feira Provincial de caju da Zambézia

Zambézia - Pebane acolhe 2ª edição da feira provincial de caju

Produtores de caju, comerciantes e provedores de serviços agrários juntam-se, em Dezembro próximo, no distrito de Pebane, na província da Zambézia, na II Feira Provincial de Caju que visa, entre outros objectivos, discutir o melhor preço e a melhor época para vender a castanha de caju, com olhos postos no incentivo aos produtores para melhorarem os níveis de produção.

O delegado do Instituto Nacional de Caju (INCAJU), na província da Zambézia, Jabula Arlindo, disse há dias, em entrevista à nossa Reportagem, que o objectivo da Feira de Caju é desencorajar os produtores para não reterem a castanha porque quando esta fica em poder deles pode perder o valor comercial, o que pode prejudicar o próprio produtor que não vai ganhar a renda esperada.

Neste momento, técnicos do INCAJU estão a trabalhar nos distritos com os produtores da castanha para prepará-los para que a qualidade da feira de agro-negócios seja melhor em comparação com a do ano passado.

No ano transacto mais de trinta expositores, entre os quais produtores e provedores de serviços agrários, marcaram presença na I Feira Provincial de Caju, no distrito de Mocuba. É pensando naquele número de expositores que o INCAJU, na Zambézia, está a preparar com todos os detalhes a edição deste ano e, ao que tudo indica, o número de expositores poderá aumentar consideravelmente.

Para além da exposição serão realizadas várias palestras pelos intervenientes na cadeia de produção da castanha de caju com vista a municiá-los dos conhecimentos no sentido de melhorarem o maneio dos seus campos e, desta forma, aumentar a produção e recuperar os anteriores níveis de dez mil toneladas por campanha.

Devido a factores adversos, a produção da castanha de caju tem vindo a reduzir drasticamente e a feira de caju será uma janela de oportunidade para partilhar experiências bem-sucedidas na produção de caju.

Os maiores produtores de castanha de caju, na província da Zambézia, são os distritos de Gilé, Pebane e Maganja da Costa. A castanha constitui uma das fontes de renda para muitas famílias e, nos últimos três anos, apesar da baixa produção, famílias há que construíram casas melhoradas, compraram motorizadas, matricularam os seus filhos e compraram roupa nova e televisores com o produto da venda da sua produção.

Segundo o nosso entrevistado é a pensar na melhoria das condições sociais dos produtores que o INCAJU tem vindo a distribuir mudas para os produtores com vista, não só a fazer a reposição das plantas mortas, como também a reabilitar o parque cajuícola destruído pela guerra que causou o abandono da cultura durante vários anos.

A província da Zambézia tinha uma das maiores fábricas de processamento da castanha de caju, que foi destruída pela guerra civil. Dados em nosso poder indicam que o INCAJU distribuiu, na última safra, 436741 plantas aos produtores.

Entretanto, o INCAJU, na Zambézia, está a preparar um o novo plano de produção de mudas a partir deste mês cujas quantidades não nos foram reveladas. Dados em nosso poder indicam que a província da Zambézia tem mais de doze mil produtores e o índice mais alto da produção foi atingido em 2005 e situou-se em 16 mil toneladas. Jocas Achar – Moçambique in “Notícias”

Sem comentários:

Enviar um comentário