Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 26 de outubro de 2014

Moçambique – Amilca Ismael, “Efémera Liberdade”

Durante este mês de Outubro de 2014, bem podemos afirmar que é o momento de “trilhar” pelas letras em língua portuguesa da escritora moçambicana Amilca Ismael com o patrocínio da editora portuguesa “Labirinto de Letras”.



Logo no início do mês, a escritora moçambicana Amilca Ismael começou o seu trabalho de divulgação do seu terceiro livro “Efeméra Liberdade” traduzido para português e editado como anteriormente referido pela editora “Labirinto de Letras”.

Amilca Ismael vive em Itália, perto de Milão, há quase trinta anos e quando tomou a decisão de escrever, naturalmente foi em italiano que exprimiu os seus argumentos, mas rapidamente apercebeu-se ser a língua portuguesa, a sua língua materna, mas entretanto esquecida por falta de contacto com outros falantes, o melhor veículo para chegar a um público mais vasto.


A 12 do corrente mês de Outubro, Amilca Ismael acompanhada da editora “Labirinto de Letras” apresentou o seu livro “Efémera Liberdade” na prestigiada Feira do Livro de Frankfurt na Alemanha com a colaboração da editora “Mágico de Oz” para o numeroso público que na europa central fala a língua portuguesa, principalmente emigrantes dos países lusófonos.


Dois dias depois, a 14 de Outubro, Amilca Ismael mostrava o seu livro em Lisboa, no esplendoroso Café Concerto situado no Edifício Espaço Chiado, onde outrora viveu o advogado, escritor e político português Amílcar Ramada Curto, com a organização do evento a cargo do Dr. José António Barreiros da editora “Labirinto de Letras” que iniciou a introdução.


A apresentação do livro esteve a cargo, como a escritora, de um natural da antiga Lourenço Marques, hoje Maputo, capital de Moçambique, o ilustre ensaísta e crítico literário, Prof. Dr. Eugénio Lisboa que dissertou sobre a obra “Efémera Liberdade” um livro que trata um dos mais graves problemas sociais do nosso tempo, o tráfico de mulheres para fins sexuais e orgíacos ilícitos, citando vários trechos do livro, escritos com um forte realismo, que não deixam os leitores indiferentes.


De seguida falou a Juíza Desembargadora Dra. Conceição Gomes da Associação Portuguesa das Mulheres Juristas que analisou em termos jurídicos, as situações ilícitas que o tema do livro aborda.


Posteriormente assistiu-se a um interessante debate entre os diversos assistentes no evento, destacando-se o Dr. José António Barreiros e a Dra. Fernanda Angius entre outros.


Uma das últimas intervenções coube a João Peres de Seixas, co-tradutor do texto “Efémera Liberdade”, conhecedor da obra de Amilca Ismael que fez referência aos problemas da tradução de uma obra como a “Efémera Liberdade” e depois deu a conhecer aos presentes os protagonistas dos livros de Amilcar Ismael que são as mulheres, quer seja no primeiro livro, “Casa das recordações” que tem como tema um lar para idosos em Itália, mas nunca esquecendo os idosos de Moçambique, retractando quem tudo tem, mas nada tem (a Europa tem abandonado as suas bibliotecas humanas) (palavras da autora) e quem parece nada ter, tudo tem. (Presente na sala estava a tradutora deste livro editado em Moçambique, a Dra. Fernanda Angius). No segundo livro “A história da Nádia” a narrativa, aproveitando uma viagem de avião entre Maputo e Lisboa e o encontro entre duas mulheres companheiras de viagem, trata a história de Moçambique na era colonial e a situação vivida após a independência, enquanto Nádia vai contando a história da sua família.


A 16 de Outubro, Amilca Ismael estava na cidade do Porto, no Palácio Bonjóia, novamente para a apresentação do livro “Efémera Liberdade”. Depois da introdução feita pelo Dr. José António Barreiros da editora “Labirinto de Letras” a palavra coube ao Prof. Dr. Salvato Trigo Reitor da Universidade Fernando Pessoa, preleccionar durante aproximadamente uma hora sobre a obra.



Pronunciou de seguida sobre a obra a Prof. Dra. Clara Sottomayor, a mais jovem juíza na história do Supremo Tribunal de Justiça e por fim o Dr. Manuel Albano, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e relator nacional português do tráfico de seres humanos, seguindo-se um debate entre os presentes.



A 17 de Outubro Amilca Ismael estava de novo em Lisboa para a convite do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, apresentar na Casa Internacional de São Tomé e Príncipe, o seu terceiro livro “Efémera Liberdade”, com a presença e apresentação do livro a caber ao escritor moçambicano Delmar Maia Gonçalves.


Para culminar este mês de Outubro de 2014, repetimos o mês de Amilcar Ismael em língua portuguesa, a escritora moçambicana estará presente amanhã, 27 de Outubro de 2014, no programa “Mar de Letras” a transmitir pela RTP África e com reprodução durante toda a semana.


Para quem desejar conhecer a escrita de Amilca Ismael e pretender ler a sua mais recente obra “Efémera Liberdade” edição “Labirinto de Letras”, poderá adquirir o livro numa livraria perto de si ou com maior comodidade através do sítio: Labirinto de Letras. Baía da Lusofonia

Sinopse do livro "Efémera Liberdade":

“Uma rapariga surge abandonada frente a um pronto-socorro em Turim, em condições gravíssimas. Quem é? Como se chama? De onde vem? É negra, bela, tem uns olhos verdes insólitos, muito jovem. Quanto a mais, nada se sabe dela, para os médicos, por agora, é apenas um corpo que luta entre a vida e a morte. E é percorrendo o caminho entre a vida e a morte que a rapariga, num alucinado monólogo interior, tenta recordar-se da sua história. No espaço e no tempo onírico do coma em que caiu, reconstrói a viagem que, há dez anos atrás, a trouxe de uma pobre aldeia em África com a promessa de instrução e de condições mais dignas de vida. Em Itália, pelo contrário, apenas encontra o horror da pedofilia e da prostituição, é abusada, humilhada e manipulada por um circuito de poderosos e de tudo despojada, anónima e corrupta. Uma narrativa tocante, um devastador grito de dor para todas as mulheres.”

1 comentário:

  1. Bom dia. Bem haja pela gentileza da divulgação e pelo seu empenhamento em prol desta notável escritora e encantadora pessoa. Abraço, José António Barreiros

    ResponderEliminar