Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

CPLP – Portugal e Brasil na classificação da gestão de reputação

A Reputation Institute, empresa líder em consultoria de gestão da reputação do mundo, fundada em 1997 e com presença em trinta países apresentou o relatório Country RepTrak 2014, onde analisa 55 países a nível mundial, entre eles Portugal e o Brasil.

Portugal encontra-se no 19º lugar, com 60,6 pontos, situando-se no grupo dos países com moderada reputação, onde estão também a Alemanha, 10º lugar, 69,9 pontos, Japão, observador associado da CPLP, no 14º posto, 68,4, Reino Unido, 15º lugar, com 66,7, Espanha, 18º posição, 64,0 e no 20º lugar, Singapura, 60,0 pontos.

O Brasil na 21ª posição, com 57,5 pontos é o primeiro país do grupo considerado de fraca reputação. O Brasil é o segundo país do continente americano, apenas superado pelo Canadá, segundo classificado, com 75,6 pontos e à frente dos Estados Unidos da América, 22º lugar, 56,4 pontos, Argentina, 26º, Peru, 27º, Chile 30º e Venezuela 37º lugar. 

A Suíça lidera com 76 pontos, seguida do Canadá (75,6), da Suécia (75,1), da Finlândia (74,6) e da Austrália (73,8), os cinco primeiros de um grupo de nove considerados como de forte reputação. A classificação tem 55 países, seleccionados para a pesquisa a partir do desempenho do PIB e número de população. Os países que mais melhoraram a sua reputação em relação ao ano anterior foram, o Irão, +16,0%, a Grécia, +9,4%, a África do Sul, +9,0% e a Colômbia, +7,5%. Em sentido contrário estão, a Índia, -3,4%, a Austrália, -3,1%, o Peru, -2,9%, a Áustria, -2,1% e os Estados Unidos da América, -2,0%.

A pesquisa desse ano auscultou 27 mil pessoas dos países do G8 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos), no 1º trimestre de 2014, e mais 30 mil pessoas de países considerados mercados emergentes como o Brasil, a China e a Índia. O estudo avaliou a percepção dos entrevistados em relação aos países sob 17 diferentes aspectos, como beleza natural de cada local, opções de entretenimento, potencial económico e para investimento, qualidade dos produtos e serviços prestados e, a novidade em relação à pesquisa do ano passado, o índice de transparência e corrupção.

Poderá aceder ao estudo aqui. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário