Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Cabo Verde - Cidade Velha eleita capital cabo-verdiana da cultura para 2015

A Cidade Velha foi palco hoje das actividades do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, num dia em que a cidade berço da cabo-verdianidade foi eleita Capital Cabo-verdiana da Cultura para o ano de 2015.

As celebrações arrancaram com a actuação de um coral da ilha Brava, constituído por mulheres, que entoaram a morna “Força de Kretcheu”, poesia de Eugénio Tavares, o patrono destas festividades.

Na sequência, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, recebeu a bandeira de Cidade Velha como a capital cultural de Cabo Verde para 2015 das mãos do seu homólogo da Nova Sintra, Ilha da Brava, Orlando Balla.

A cidade da “ Ilha das Flores” foi, no ano de 2014, a Capital da Cultura de Cabo Verde, sendo desta feita a Ribeira Grande de Santiago escolhida, numa eleição que contou com a votação de todos os municípios de Cabo Verde.

Nessa eleição, Tarrafal, da ilha de Santiago e Ribeira Brava, de São Nicolau, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Manuel de Pina disse, no entanto, que a Cidade Velha como Património Mundial da Humanidade vai honrar essa designação, prometendo elencar actividades culturais ao nível da sociedade cabo-verdiana.

A actividade foi presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e contou com intervenções da ministra da Comunidades, Fernanda  Fernandes, e do titular da pasta da Cultura, Mário Lúcio Sousa. In “Expresso das Ilhas” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário