Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Brasil – Porto de Itajaí versus Porto de Alicante

Porto de Itajaí
ALICANTE - Estreitar laços comerciais e ampliar o tráfego de cargas entre os portos de Itajaí e Alicante. Esse foi o objetivo de reunião realizada na tarde da passada sexta-feira, 10 de outubro de 2014, entre os superintendentes do Porto de Itajaí e Portonave Terminais Portuários Navegantes, Antonio Ayres dos Santos Júnior e Osmari de Castilho Ribas, mais o presidente da Itajaí Práticos, Paulo Ferraz, com os dirigentes do Puerto de Alicante. Da Autoridad Portuaria de Alicante participaram o presidente, Joaquín Ripoll Serrano, o diretor geral Juan Ferrer Marsal e a diretora geral da Fundación Puerto Alicante, Maria Carmen Jiménez Egea.

Porto de Alicante
“Embora o Puerto de Alicante opere navios de menor porte e exerça o papel de porto de transbordo, pelo fato de estar ao lado do Puerto de Valência, um dos principais da Espanha, existem possibilidades de parcerias comerciais com Itajaí, uma vez que a Espanha tem interesse nas exportações brasileiras”, disse Carmen Jiménez. O presidente do porto alicantino explicou que, pelo fato do porto espanhol operar contêineres e navios Ro-ro, há possibilidades de parcerias entre os dois portos, que apresentam algumas características bem semelhantes.

O Puerto de Alicante é o 10º porto da Espanha na movimentação de cargas conteinerizadas e encerrou o ano passado com 2,33 milhões de toneladas movimentadas. Tem a expectativa de chegar ao final de 2014 com 2,7 milhões de toneladas operadas, devido ao crescimento nos volumes importados e exportados das Ilhas Canárias e países africanos, que têm apresentado grande crescimento.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, o encontro entre os gestores dos dois portos foi bastante proveitoso e pode render frutos futuros.

Marina

A marina de Alicante, cuja construção iniciou nos anos 90 e que mudou a paisagem urbana da cidade, foi construída nos mesmos moldes da marina que está em construção em Itajaí. É uma área do Porto Organizado que foi concedida à iniciativa privada e os resultados foram excelentes. “Recuperamos uma área que não era utilizada no centro da cidade e hoje temos uma marina totalmente sustentável, que gera empregos, alavanca o turismo e ainda colabora na preservação ambiental”, acrescentou o diretor geral da Autoridad Portuaria de Alicante, Juan Ferrer Marsal. Assim como o Centro Comercial Portuário, onde é realizada a Volvo Ocean Race em Itajaí, a área da sede da Volvo Ocean Race em Alicante, também pertence a Autoridade Portuária. João Baggio – Brasil in “Porto de Itajaí”

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