Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

CPLP – Índice Global do Envelhecimento 2014



O blogue “Baía da Lusofonia” apresentou no ano passado, a 03 de Outubro de 2013, o estudo da organização HelpAge Internacional que analisa e mede a qualidade de vida e bem-estar dos idosos na maioria dos países.

Este ano, a organização HelpAge Internacional voltou a apresentar no dia 01 de Outubro, Dia Internacional das Pessoas Idosas, o relatório “Índice Global do Envelhecimento 2014” com o estudo para o ano de 2014.


O estudo que teve o apoio do Fundo para a População da ONU analisou em pormenor 96 países, mais cinco do que o ano anterior, dos quais, três de língua portuguesa, Portugal, Brasil e pela primeira vez, Moçambique.


Ao contrário do ano transacto, o melhor país de língua portuguesa, segundo os critérios para pessoas com mais de 60 anos da organização HelpAge International, como o rendimento (pensões, níveis de pobreza), a saúde, o emprego e a educação, a adaptação ao meio ambiente (liberdade de escolha de viverem de forma independente, acesso aos transportes públicos, liberdade cívica, segurança), foi Portugal no 37º lugar, seguido do Brasil, 58º posto e Moçambique na 95ª posição e penúltimo lugar. A classificação este ano é liderada pela Noruega que substituiu a Suécia no primeiro lugar.


















O estudo apresenta para todos os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) e Observadores Associados o número de indivíduos com mais de 60 anos em 2014, a sua percentagem face ao total nacional e a respectiva projecção para 2030 e 2050.


Este ano, o blogue “Baía da Lusofonia” criou mapas com os resultados para os países membros da CPLP e observadores associados, para tornar a leitura mais fácil.


Poderá aceder ao relatório da HelpAge International aqui. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário