CMA
CGM Theodore Roosevelt tornou-se o maior navio a cruzar o Canal do Panamá
ampliado
O porta-contentores com
capacidade para 14855 TEU poupou mais de 21 mil toneladas de emissões de CO2
face a uma travessia pelo Cabo da Boa Esperança, diz a Autoridade do Canal do
Panamá.
No passado dia 22 de Agosto, o
porta-contentores Neopanamax CMA CGM Theodore Roosevelt, com capacidade para 14855
TEU, tornou-se o maior navio a cruzar o Canal do Panamá depois da sua expansão.
O navio mede 365,9 metros de
comprimento, o equivalente a duas Grandes Pirâmides, quatro Big Bens ou oito
Estátuas da Liberdade, medidas de ponta a ponta. Começou a viagem em Xangai, na
China, e o seu percurso inclui escalas na Costa Leste dos Estados Unidos
(Norfolk, Savannah e Charleston), além do porto de Nova Iorque e Nova Jersey.
Segundo a Autoridade do Canal
do Panamá (ACP), com esta travessia, o navio poupou 21561 toneladas de emissões
de CO2 face à travessia pelo Cabo da Boa Esperança. Em comunicado, a ACP
sublinhou ainda que o primeiro ano da utilização do Canal do Panamá ampliado
significou uma redução de 17 milhões de toneladas em emissões de CO2, graças à
diminuição da distância a percorrer pelos navios e ao aumento da capacidade de
transporte que a infra-estrutura veio permitir. In
“Jornal da Economia do Mar” -
Portugal
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