
A 1.ª fase de construção
contemplará duas grandes obras, uma para a infraestruturação da plataforma
logística da primeira área a ocupar de 60 hectares, num valor de cerca de 15,5
M€, e outra para a construção do terminal ferroviário, representando um investimento
de 5,6 M€. As obras efetivas desta 1.ª fase arrancarão brevemente e terão um
prazo de execução de 17 meses.
A localização da plataforma,
junto à fronteira com Portugal e no eixo do corredor atlântico da Rede
Transeuropeia de Transporte, posiciona-a estrategicamente para a movimentação
de mercadorias por ferrovia com os portos de Sines, Setúbal e Lisboa, situação
que ganha mais relevo com a construção da nova linha ferroviária do lado de
Portugal.
De destacar que o terminal
ferroviário terá 6 linhas de receção/expedição e poderá receber comboios de 800
a 1.100 metros, complementado com mais 3 linhas para carga e descarga, com
condições para receber comboios de 750 metros. Os cálculos do Governo da
Extremadura apontam para uma capacidade do terminal para receção de 11 comboios
por dia e uma movimentação de 474000 TEU/ano. In
“Portos de Portugal” -
Portugal
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