Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 3 de março de 2015

Guiné-Bissau – Central fotovoltaica em Bambadinca

Bissau – A vila de Bambadinca, com cerca de oito mil habitantes, vai passar a ter luz eléctrica 24 horas/dia, revela um comunicado conjunto da  Associação Comunitária de Desenvolvimento de Bambadinca (ACDB) e a ONG TESE, enviado à ANG.

Para o feito, segundo o mesmo comunicado, as duas organizações inauguram quarta-feira, em Bambadinca, Leste do país, um Serviço Comunitário de Energia, sustentado por uma central Fotovoltaica Hibrida de 312 quilowatts.

Os promotores dessa iniciativa financiada pela União Europeia, Cooperação portuguesa e UNIDO dizem tratar-se da maior mini-rede hibrida fotovoltaico-diesel do mundo e que se afigura como solução técnica para o problema de falta de energia nos centros semi-rurais da Guiné-Bissau e Africa Ocidental.

O serviço Comunitário de Energia de Bambadinca (SCEB) resultou de trabalhos desenvolvidos nos últimos três anos no quadro de um contrato de concessão de exploração de serviço público de energia celebrado entre o Ministério da Energia e a Associação Comunitária de Desenvolvimento de Bambadinca. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário