Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 22 de março de 2015

Moçambique – Dragagem do canal de acesso ao Porto de Maputo

O processo de selecção da empresa que vai proceder à dragagem do canal de acesso ao porto de Maputo para que a profundidade passe dos actuais 11 metros para 14 metros está já em curso, informou a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC).

A MPDC, em comunicado assinado pelo director executivo Osório Lucas, informou ainda que a dragagem que vai ser efectuada vai permitir o acesso às instalações portuárias de navios até 80 mil toneladas, tornando o porto de Maputo num dos mais competitivos nos mercados regional e internacional.

“Dragar o canal de acesso ao porto é uma decisão estratégica que irá não só permitir atingir a meta estabelecida de processarmos 40 milhões de toneladas até 2020, mas que terá um efeito multiplicador sobre a economia moçambicana”, afirmou o director executivo da MPDC, citado no comunicado.

Esta será a segunda dragagem do canal de acesso ao porto, depois de em 2010/2011 ter o mesmo sido dragado de 9,4 metros (a profundidade desenhada para o canal) para 11 metros, o que contribuiu para o aumento da carga processada de 12 milhões em 2011 para mais de 19 milhões em 2014.

A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) é uma empresa privada, que resulta da parceria entre a estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, o grupo sul-africano Grindrod, DP World dos Emirados Árabes Unidos e a Mozambique Gestores.

O porto de Maputo foi concessionado pelo governo de Moçambique à MPDC em 2003 mas ganhou uma nova dinâmica em 2008 quando a Grindrod e a DP World adquiriram a maioria das acções da Portus Índico, o maior accionista (51%) e patrocinador do projecto. In “Macauhub” - Moçambique

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