Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 11 de março de 2015

Angola - Arquitecta Paula Nascimento ganha prémio internacional

Arquitecta desenhou o pavilhão de Angola para a Expo de Milão.

A arquitecta Paula Nascimento, responsável pelo projecto do pavilhão de Angola na Expo Milano 2015, recebeu o prémio WE (Women for Expo) – iniciativa da exposição internacional cujo objectivo é criar uma rede mundial de mulheres que pensem soluções para a questão da fome no planeta.

“Embora ainda jovem, já alcançou com seu trabalho uma qualidade que melhor expressa e reforça o papel das mulheres no cenário global da profissão de arquitectura, através das suas muitas actividades, como uma organizadora cultural de importantes exposições, instalações de design e prédios sensíveis, promotora atenta das questões de sustentabilidade e a busca de uma nova linguagem estética. Por isso ela recebeu o prémio”, elogiou o director científico do prémio Arc Vision WE-Mulheres para a Expo, Stefano Casciani.

Sob o tema Comida e Cultura: Educar para Inovar, no pavilhão nacional será apresentada a culinária angolana e opções possíveis de ser usadas para criar estilos de vida melhores e mais saudáveis para as gerações futuras. Conforme descreve o site ArchiLovers, “Angola optou por elaborar o tema da Expo Milano 2015 – Alimentando o Planeta, Energia para a Vida, tendo como foco a cultura e a alma da nação africana através da sua gastronomia variada e tradicional.”

De acordo com a descrição do projecto, “o conceito de educação é interpretado como consciência da nutrição na sociedade angolana, de escolas a universidades, a redefinição de normas e regulamentos da produção e importação local, bem como a introdução de controlos de qualidade nos mercados locais. Já o conceito de inovação tem dois aspectos: um, com base na constante encorajamento de práticas tradicionais locais que são saudáveis ​​e sustentáveis, o outro, para integrar as melhores tecnologias que a ciência pode oferecer para um desenvolvimento sustentável sólido”.

O projecto destaca ainda a importância da mulher para a culinária nacional: “O papel das mulheres é fundamental para a sociedade angolana – da preparação de alimentos para a economia doméstica, da higiene familiar à educação; eles estão no coração de suas tradições”, descreve o site ArchiLovers. (Para ver mais fotos do projecto do pavilhão de Angola na Exposição de Milão clique aqui)

Paula Nascimento é ainda directora-fundadora do Beyond Entropy Africa, estúdio fundado e baseado em Londres desde 2010 que se dedica à investigação e prática da arquitectura, urbanismo, arte contemporânea e análise cultural. A partir de 2011, passou a produzir projectos de curadoria, investigação, instalações artísticas e a participar em eventos internacionais, o que facilitou a troca de experiências, visibilidade e promoção dos projectos. Depois de se assumir como rede, abriu uma filial em Luanda, da qual a arquitecta está a frente.

A exposição

A Expo Milano 2015 decorre em Milão de 1 Maio a 31 de Outubro. O objectivo é que, durante seis meses, Milão se torne uma vitrina global em que os países poderão mostrar o melhor das suas tecnologias para dar uma resposta concreta a uma necessidade vital: ser capaz de fornecer alimentos de forma saudável, segura e suficiente a todos os povos, respeitando o planeta e os seus equilíbrios.

A exposição ocupa uma área de 1,1 milhão de metros quadrados e conta com mais de 140 países e organizações internacionais envolvidas. São esperados mais de 20 milhões de visitantes.

A Expo 2015 pretende ainda ser uma plataforma para uma troca de ideias e soluções sobre o tema da alimentação, a fim de estimular a criatividade dos países e promover inovações para um futuro sustentável.

“A Expo Milano 2015 irá oferecer a todos a oportunidade de conhecer e saborear os melhores pratos do mundo e descobrir a excelência agro-alimentar e tradições gastronómicas de cada país. Para a duração do evento, a cidade de Milão e a Expo será animada por artísticos e musicais eventos, conferências, performances, workshops e exposições”, informa o site do evento. In “Rede Angola” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário