Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Portugal nos Jogos da Lusofonia


Portugal com 57 atletas nos Jogos da Lusofonia 2014

Portugal irá estar representado nos 3ºs Jogos da Lusofonia com 57 atletas de seis modalidades distintas. A comitiva nacional será composta ainda por mais 23 oficiais (entre Chefia de Missão, equipas técnicas e médicas) perfazendo assim um total de 80 pessoas. Os Jogos irão decorrer em Goa, na Índia, entre os dias 18 e 29 de janeiro. A partida da Chefia de Missão e do primeiro contingente de atletas está marcada para o próximo dia 14.

Portugal estará representado nas modalidades de Atletismo, Judo, Taekwondo, Ténis de Mesa, Voleibol de Praia e Wushu. O maior contingente de atletas nacional será o do Judo, com 14, seguido do Ténis de Mesa com 10. O Wushu terá 9 atletas, enquanto o Atletismo, Taekwondo e Voleibol de Praia terão oito atletas cada.

Desta forma, Portugal apenas não irá participar nas modalidades de Basquetebol, Futebol e Voleibol (indoor), devido ao adiamento dos Jogos da Lusofonia, inicialmente previstos para novembro último, que impossibilitaram a conciliação dos calendários competitivos existentes com a nova data da competição.

Para o Chefe de Missão, Artur Lopes, os atletas seleccionados pelas Federações garantem competitividade à representação nacional. "Confiamos na qualidade dos atletas que irão representar Portugal nos Jogos da Lusofonia. Trata-se de um evento de grande importância para Portugal, em competição com países que se encontram ligados a nós por laços muito fortes".

A 3ª edição dos Jogos da Lusofonia vai contar com a participação de mais de 1.500 atletas de 12 países: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, S. Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka. "Jojo, o galo", uma figura popular na província indiana pelo seu passado lusófono, é a mascote da competição.

O calendário da competição é ainda provisória, sendo anunciado na próxima semana as datas de competição dos atletas nacionais. Para mais notícias sobre a participação portuguesa aos Jogos da Lusofonia em Goa – 2014, como a listagem dos atletas portugueses participantes, consulte o sítio oficial do COP. Comité Olímpico de Portugal - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário