Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 11 de janeiro de 2014

CIU apela à unidade

Casamansa: Chamada pelo Círculo de Intelectuais e Universitários (CIU) à vigilância e à reunião das forças da Casamansa em luta.

Apresentamos os nossos melhores votos a toda a Casamansa, em particular a todos os companheiros de luta. Que o ano de 2014, seja um ano determinante para a nossa população, na sua marcha para a independência do território casamansês. Porque o Movimento das Forças Democráticas da Casamansa (MFDC) aspira a uma paz definitiva numa Casamansa independente e próspera.

Assim, para alcançar o nosso objectivo, convidamos os nossos companheiros da ala militar do MFDC a distanciarem-se dos pregadores da paz injusta, que vagueiam à volta dos seus acantonamentos. Porque, quando se pretende ser condescendente num conflito armado, deve-se previamente libertar-se de todas as intenções partidárias.

Por isso, vamos continuar a manter a escolha das Nações Unidas como Organização Internacional neutra com melhor capacidade de agilizar e realizar negociações entre as duas entidades em conflito na Casamansa, tendo em vista uma solução justa.

O Governo do Senegal não pode ser juiz e parte neste conflito armado em Casamansa, por respeito pela memória dos seus soldados caídos no nosso território desde o início das hostilidades.

Como lembrete, o Estado do Senegal perdeu pelo menos 4000 soldados no conjunto do território casamansês desde o início do conflito armado.

Convidamos igualmente os nossos companheiros da ala militar que improvisaram-se negociadores para reprimir o seu orgulho, a fim de reconhecer que foram enganados pelo Governo do Senegal, com a cumplicidade da comunidade de Santo Egídio, através de negociações complacentes. Ninguém tem o direito de decidir o futuro de um povo na opacidade e num amadorismo vergonhoso.

O futuro da libertação e recuperação do direito à independência exige de cada um de nós o rejeitar a lógica partidária. Juntos, reunidos, nós seremos mais fortes e mais capazes de alcançar os nossos sonhos políticos.

A estratégia do governo senegalês é de desgastar a nossa ala militar através de “pseudos” negociações. Aproveitamos esta ocasião para pedir aos nossos companheiros combatentes de rejeitar qualquer forma de colaboração com o inimigo, a fim de lutar melhor contra as forças de ocupação do nosso território.

A independência da Casamansa está ao nosso alcance.

O Círculo de Intelectuais e Universitários do MFDC, CIU.

Círculo de Intelectuais e Universitários - Casamansa

Sem comentários:

Enviar um comentário