Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Alimentação no mundo

A organização não-governamental Oxfam sediada em Londres (www.oxfam.org.uk), apresentou o índice “Good Enough to Eat” que avalia a situação alimentar em 125 países, tendo em consideração quatro quesitos: se as pessoas se alimentam bem, se têm meios para aceder aos alimentos, a qualidade dos alimentos e se é uma alimentação saudável, tendo em consideração a diabetes e a obesidade.

Numa classificação onde se encontram ausentes países como Timor-Leste, Guiné Equatorial ou Geórgia, respectivamente membro da CPLP, país observador associado da CPLP e país que pretende ser candidato a país observador associado, apenas encontramos três países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e um país observador associado na primeira metade da lista de países.

Nos três primeiros lugares estão três países europeus, Países Baixos, França e Suíça, apresentando-se a Austrália no grupo da 8ª posição, como o primeiro país fora do continente europeu. Neste grupo encontra-se Portugal, melhor país classificado membro da CPLP, numa posição superior à sua vizinha Espanha (13º).

O Brasil é o segundo melhor classificado na posição 25ª, com uma qualidade superior aos seus vizinhos do Sul, Argentina (36º), Uruguai (51º) e Paraguai (67º). Cabo Verde é o terceiro país que se encontra na primeira metade da tabela, no 57º posto, no mesmo grupo da Ilha Maurícia, país observador associado da CPLP.

Os restantes países membros da CPLP, São Tomé e Príncipe está no 77º lugar, Guiné Bissau no 88º posto, Moçambique na posição 118ª e Angola no 123º e penúltimo lugar a par da Etiópia, numa classificação encerrada pelo Chad. Registe-se a 85ª posição da Namíbia e o 97º lugar do Senegal.

Para uma melhor análise deste documento aceda aqui aos pormenores apresentados nas quatro questões pela Oxfam. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário