Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 5 de janeiro de 2014

Biblioteca do Bispo de Faro

A “FARO 1540″ Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro torna pública na sua página electrónica, a moção que foi aprovada por unanimidade e aclamação na sua última Assembleia-Geral, realizada no passado dia 17 de Dezembro, onde é pedida a devolução a Faro da biblioteca do Bispo do Algarve – D. Fernando Martins Mascarenhas, que foi confiscada aquando do saque protagonizado pelo corsário Inglês, conde de Essex, em Julho de 1596.

Esperamos poder contar com o vosso apoio na defesa desta causa.

…..

Sé Catedral de Faro



Pedido de devolução da Biblioteca
do
Bispo do Algarve D. Fernando Martins Mascarenhas


A cidade de Faro, capital administrativa do Algarve, tem sido ao longo dos séculos um importante centro de cultura e conhecimento da região algarvia. Dona de um importante património cultural, Faro (antiga Ossónoba) evoca com orgulho a memória de Samuel Gacon e da sua oficina tipográfica, onde em 1487 deu à estampa o Pentateuco, possivelmente o primeiro incunábulo impresso em Portugal.

Em Julho 1596, Robert Devereux, conde de Essex, protagonizou um dos mais negros episódios da história da nossa cidade ao saquear e incendiar Faro. Foi no decurso deste triste incidente, que mancha a memória das boas relações que Portugal mantêm com a Inglaterra desde a assinatura do tratado de Windsor (1386) que o conde de Essex confiscou a valiosa biblioteca do Bispo do Algarve, D. Fernando Martins Mascarenhas.

Em 1600 Robert Devereux doou ao seu amigo Thomas Bodley este valioso espólio o qual se encontra depositado na Bodleian Library da Universidade de Oxford desde a sua inauguração em 1602. Constituída por 65 títulos (num total de 91 volumes) a Biblioteca do Bispo D. Fernando de Mascarenhas representa, juntamente com o único exemplar remanescente do Pentateuco, que se encontra na British Library, um dos mais importantes tesouros culturais farenses.

Nesse sentido, e considerando o valor histórico, cultural e simbólico que a Biblioteca de D. Fernando Martins Mascarenhas e o Pentateuco, possuem para Faro e para a população algarvia, a FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro (possuidora do estatuto de ONG – Organização Não Governamental de património e ambiente) reunida em Assembleia-Geral, deliberou, solicitar junto dos digníssimos representantes do governo britânico e da Universidade de Oxford, a devolução deste património cultural de inestimável valor.

Estamos certos de que as autoridades britânicas saberão reconhecer a justiça da nossa pretensão e que farão justiça a um país amigo (onde vigora entre os dois países a mais antiga aliança diplomática do mundo) e a uma cidade que se orgulha da sua história milenar e do seu contributo para a cultura portuguesa e europeia.

Esta moção foi enviada ao Governo Britânico, Palácio de Buckingham, Embaixada britânica em Portugal, Universidade de Oxford, Secretário de Estado da Cultura de Portugal, Câmara Municipal de Faro e Bispo do Algarve. Faro 1540 - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário