Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Rio Guadiana

O Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António, no Algarve, recebe amanhã, dia 24 de janeiro de 2014, a primeira sessão do ciclo «Jornadas de História do Baixo Guadiana».

As jornadas estão divididas em três sessões, durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar com o público temas subordinados à história do Baixo Guadiana, onde o Rui Guadiana assume um papel central.

As Jornadas são organizadas pelo Arquivo Municipal de Vila Real de Santo António e contam, entre outros oradores, com comunicações de Cristina Garcia, arqueóloga da Universidade de Huelva; Hugo Cavaco, Licenciado em História e Mestre em História Moderna; e Fernando Pessanha, Licenciado em Património Cultural e Mestre em História do Algarve.

As próximas sessões estão agendadas para os dias 21 de março e 16 de maio de 2014.

O encontro desta sexta-feira, tendo como convidada Maria Antónia Moreno Flores, que irá abordar o tema «Portugal - o exílio ayamontino». A comunicação retrata a época em que vários moradores da vizinha Ayamonte tiveram de cruzar a fronteira do Guadiana para encontrar abrigo em terras lusas.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana estão inseridas na programação da Eurocidade do Guadiana, projeto que envolve os municípios fronteiriços de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte e tem como missão a partilha de equipamentos e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira. In “Algarve Primeiro” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário