Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Macau Confiante

Macau optimista na conquista de medalhas em Goa

Macau está confiante para ganhar “todas as medalhas” na modalidade de wushu na terceira edição dos Jogos da Lusofonia, que acontece em Goa, entre 18 e 29 deste mês de Janeiro de 2014. São 140 os atletas locais que vão participar nas nove modalidades em competição. Voleibol e ténis de mesa são os outros dois desportos em que Macau espera arrecadar medalhas.

Este ano Macau espera “ganhar mais medalhas” nos Jogos da Lusofonia, disse o presidente do Instituto do Desporto (ID), José Tavares, ontem no final da cerimónia de despedida de delegação desportiva que estará nos Jogos da Lusofonia, que se realizam em Goa, na Índia, entre 18 e 29 de Janeiro de 2014. A cerimónia teve lugar na sede do Governo, na presença do secretário para a Economia e Finanças, Francis Tam, no exercício de funções interinas de Chefe de Executivo. “Macau está bem representado nas nove modalidades e vamos fazer o melhor possível”, acrescentou José Tavares.

A RAEM vai enviar a Goa uma delegação composta por 153 elementos. A delegação, que parte no dia 16, inclui 140 atletas, mais 56 do que nos segundos Jogos de 2009, realizados em Lisboa, nos quais a RAEM conquistou um total de nove medalhas: uma de ouro, três de prata e cinco de bronze.

O presidente do ID mostrou-se confiante quanto ao desempenho dos atletas locais durante os Jogos, sobretudo nas modalidades de voleibol, ténis de mesa e wushu. “Sabemos qual é o nível destes jogos, daí que há umas modalidades em que vamos participar para podermos ganhar algumas medalhas, por exemplo o wushu, de certeza que vamos ganhar todas”, disse o presidente do ID.

Recorde-se que Macau classificou-se em sexto lugar no 12o Campeonato do Mundo de Wushu realizado entre Outubro e Novembro de 2013, na Malásia, conquistando três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. A China sagrou-se campeã mundial, com 17 medalhas de ouro e uma de prata.

José Tavares afirmou, ainda, que há outras modalidades que “são mais competitivas, “como o futebol”, prática em que os países lusófonos “são fortes” . O responsável recordou que Angola é a equipa campeã africana de basquetebol. Apesar de tudo, Macau espera “chegar ao pódio”. “Noutras modalidades, como o vólei e ping-pong, esperamos chegar mais à frente”, acrescentou José Tavares.

Em Goa, a RAEM vai competir nas nove modalidades desportivas que integram os Jogos, com 13 praticantes de atletismo, 21 de basquetebol, 20 de futebol, seis  de judo, sete de taekwondo, 10 de ténis de mesa, 24 de voleibol, dois de voleibol de praia e oito de wushu.

Nesta terceira edição dos jogos, o wushu substitui o futsal, que antes integrava as nove modalidades em competição. Este ano, Goa espera receber à volta de 1500 atletas de 12 países e regiões: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Timor-Leste.

Para José Tavares, estes Jogos da Lusofonia constituem, também, ocasião para os desportistas locais conviverem e competirem com atletas “de nível olímpico”, de fora da orla dos países asiáticos. “É bom também competir com outros países e continentes”, afirmou. Os eventos desportivos são, também, oportunidade “para estreitar a amizade entre países lusófonos, isto também é muito importante”, disse.

Os primeiros Jogos da Lusofonia realizaram-se em 2006, em Macau. Na altura os atletas do território arrecadaram um total de 14 medalhas, três de prata e 11 de bronze. Moçambiqe é o país que vai acolher os quartos jogos em 2017. Cláudia Aranda – Macau in “Ponto Final”

Sem comentários:

Enviar um comentário