A “Exposição de Produtos e
Serviços dos Países de Língua Portuguesa (Macau)” – 2018 PLPEX realiza-se entre
18 e 20 de Outubro, em simultâneo com a 23ª edição da Feira Internacional de
Macau, no Venetian. A exposição vai crescer em área, para seis mil metros
quadrados, e em conteúdo, informa o IPIM, que promove o evento.
A “Exposição de Produtos e
Serviços dos Países de Língua Portuguesa (Macau)” – 2018 PLPEX deste ano vai
aumentar para seis mil metros quadrados e contará, pela primeira vez, com a
“Zona de Experiência Auto-ajuda de Produtos Brasileiros (Produtos Afamados Brasileiros)”,
que vai mostrar produtos centrados “numa ideia de saúde e de protecção
ambiental”. Ao mesmo tempo, serão
realizadas, pela primeira vez, a “Sessão de Bolsa de Contactos alusiva a Vinhos
e Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa” e as “Actividades de
Experiência de Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa”. A PLPEX
realiza-se entre 18 e 20 de Outubro, em simultâneo com a 23ª edição da Feira
Internacional de Macau, no Venetian.
A decisão de aumentar a
exposição tem por base a experiência do ano passado em que a PLPEX foi
realizada de forma independente de modo a promover o papel de Macau enquanto
Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de
Língua Portuguesa. O objectivo é, ao mesmo tempo, expandir o “novo modelo de
venda a retalho” como forma de cooperação, informa o Instituto de Promoção do
Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), que promove os eventos.
“Tendo obtido uma experiência
de crescimento ao longo de dois anos e também uma vantagem reforçada e
continuada, com Macau enquanto Plataforma de Serviços para a Cooperação
Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a PLPEX passou a ser
realizada independentemente, pela primeira vez, no ano passado”, lê-se no comunicado.
Na edição anterior, a
exposição ocupou uma área de mais de três mil metros quadrados e atraiu a
participação de mais de 210 instituições e empresas dos países lusófonos
registados no “Portal para a Cooperação na Área Económica, Comercial e de
Recursos Humanos entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, bem como
fornecedores de serviços profissionais. A mostra foi dividida em quatro zonas
principais de exposição, para instituições governamentais de promoção do
comércio, associações e câmaras comerciais, produtos alimentares, produtos
não-alimentares e de exposição de serviços.
Este ano a área de exposição
vai incluir mais de 300 ‘stands’. As culturas e produtos alimentares dos Países
de Língua Portuguesa serão promovidas através do "Portal para a Cooperacao na
Área Económica, Comercial e de Recursos Humanos entre a China e os Países de
Língua Portuguesa" e de outras formas de promoção
online e off-line. A organização prevê atrair empresas dos oito Países de
Língua Portuguesa e agentes de produtos lusófonos do Interior da China, de Hong
Kong e de Macau para participar neste evento, incluindo áreas de produtos
alimentares, materiais de construção, vestuário, restauração, comércio
electrónico, entre outros.
Vai ser promovido o “Workshop de Comércio Electrónico
Transfronteiriço dos produtos dos Países de Língua Portuguesa”, por forma a
ajudar os Países de Língua Portuguesa a entrar no mercado do interior da China
através de uma plataforma online. Paralelamente, será estabelecida a “Zona
Especial do Centro de Serviços Comerciais para as PMEs da China e dos Países de
Língua Portuguesa”, visando impulsionar as empresas da China e dos Países de
Língua Portuguesa a “atrair investimento do exterior” e “expandir-se para o
exterior”, promover a cooperação comercial e fomentar mais oportunidades de
negócio. A par destes eventos, vão organizar-se fóruns e seminários, desfiles
de moda, actuações musicais e exposição de artesanatos. In “Ponto
Final” - Macau
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