A
PSA Sines pretende alargar o tempo de concessão do Terminal XXI, que termina em
2029. O objetivo é conseguir recuperar o capital investido
A PSA Sines, concessionária do
terminal de contentores de Sines (Terminal XXI), apresentou formalmente à
Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S. A. (APS) uma proposta de
renegociação da atual concessão que terminará em 2029. O objetivo é aumentar o
prazo de concessão para o período necessário à recuperação do investimento e à
remuneração adequada do capital investido.
No despacho publicado na
passada terça-feira em Diário da República, a PSA Sines alega que pretende
fazer um investimento para a expansão do Terminal XXI. Para isso foi anunciada
a constituição de uma comissão para a renegociação do contrato de concessão.
O investimento da PSA terá que
ser faseado, através do aumento do comprimento do cais e da área de
armazenagem, de modo a duplicar a capacidade de movimentação do Terminal, que é
atualmente de cerca de 2 milhões de TEUS’s (o equivalente a um contentor).
Segundo o mesmo documento, o
responsável pela comissão de renegociação deverá, no prazo de uma semana,
propor à Ministra do Mar um calendário indicativo da renegociação e das regras
de funcionamento da comissão.
Atualmente, o Terminal tem uma
área de armazenagem com 39,1 hectares e está ligado às redes nacionais
rodoviária e ferroviária, integradas no corredor Atlântico da Rede
Transeuropeia de Transportes. Por outro lado, para dar resposta às projeções de
crescimento, encontra-se em implementação um plano de evolução e expansão das
acessibilidades rodo-ferroviárias, no âmbito do Plano de Investimentos em
Infraestruturas – Ferrovia 2020, que permitirá garantir a correta
intermodalidade para as ligações nacionais e ao interior de Espanha,
particularmente à região de Madrid. Sara
Calado – Portugal in “Dinheiro Vivo”
Sem comentários:
Enviar um comentário