A Adif Alta Velocidad
adjudicou mais um contrato para a linha de Alta Velocidade que há-de ligar
Madrid à fronteira com Portugal, e daí até Lisboa.
Um consórcio formado pela
Bombardier, a Alstom e a Indra ganhou o contrato de fornecimento dos sistemas
de sinalização e comunicação, e da respetiva manutenção durante 20 anos, do
novo troço de Alta Velocidade Plasencia-Cáceres-Badajoz.
O contrato tem um valor total
de 164 milhões de euros: 77 milhões para a Bombardier, 62 milhões para a Alstom
e 25 milhões para a Indra.
A Bombardier instalará o
sistema ERTMS Nível 2 nos 164 quilómetros de extensão do troço. Por sua vez, a
Alstom será responsável pelo sistema de encravamento electrónico Smartlock300 e
a Indra implementará o seu sistema Asfa.
Mais sete cidades espanholas
com AVE
Entretanto, a linha de Alta
Velocidade de 162,7 quilómetros que liga Madrid a Palência e León, via Valladolid,
será inaugurada já na próxima terça-feira (dia 29), segundo o anúncio feito
ontem pela ministra do Fomento de Espanha, Ana Pastor, num evento do Nueva
Economia Forum.
A governante adiantou que a
Alta Velocidade ferroviária servirá mais sete cidades nos próximos tempos: além
de Palência e Leon, na próxima semana, também Burgos, Zamora, Múrcia, Castellón
e Granada deverão ficar ligadas à Alta Velocidade ainda este ano.
De acordo com Ana Pastor, a
dotação orçamental do país vizinho para o sistema ferroviário no período
2012-2016 ascende a 25 900 milhões. Desde 2012, entraram ao serviço 360
quilómetros de linhas de Alta Velocidade.
Para 2016, a ministra adiantou
que continuarão as obras nos vários Corredores (Noroeste, Mediterrâneo, Norte,
Nordeste e Sul), na linha Madrid-Extremadura-Fronteira com Portugal e no túnel
em bitola europeia entre as estações de Atocha e Chamartín, em Madrid. In “Transportes
& Negócios” - Portugal
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