Eurodeputado
La Via pede avaliação real das emissões dos automóveis
O fabricante de automóveis
alemão Volkswagen já admitiu que milhões dos seus carros foram equipados com um
programa especial para enganar os testes de emissões e parecerem menos
poluentes. Falámos com Giovanni La Via, presidente da Comissão do Ambiente do Parlamento
Europeu que defendeu que o escândalo deve ser investigado exaustivamente e que
as regras devem ser reforçadas através de um organismo europeu que estabeleça
padrões comuns para os testes.
Acabámos
de saber que estes carros, equipados com um software
para enganar os testes de emissões, também foram vendidos na Europa. Até onde
estende este escândalo?
É muito difícil prever a
verdadeira extensão do problema. É óbvio que houve erros também ao nível
europeu. Hoje ouvimos que outros importantes fabricantes de automóveis podem
ter diferentes sistemas e por isso precisamos de saber claramente das
instituições europeias se há outras empresas envolvidas no escândalo.
Pensa
que o escândalo da Volkswagen pode ter um impacto na posição do Parlamento
Europeu sobre as emissões?
Somos o poder legislativo da
UE e por isso temos que fixar os limites das emissões. Queremos que todos os
fabricantes de automóveis respeitem as regras europeias. Se não forem capazes
de o fazer, têm que substituir os seus modelos, têm que investir mais no aspeto
ambiental. Temos que assistir rapidamente a uma redução significativa na
poluição geradas pelos automóveis.
Como
podemos assegurar que as regras são respeitadas pelas empresas?
Até ao momento só temos
controlos nacionais em cada um dos 28 Estados-Membros. Precisamos de uma
agência ou de um organismo europeu capaz de supervisionar estes controlos. Se a
Comissão propõe a utilização de um organismo já existente, também estamos de
acordo. Se quiserem sugerir algo diferente, estamos prontos para estudar a
proposta, para assegurar que os consumidores sabem realmente o que estão
prestes a comprar.
Olhando
para o passado, pensa que o Parlamento deveria ter sido mais duro nas negociações?
Não. Exigimos sempre
mudanças no sistema de controlo das emissões e uma verdadeira avaliação das
emissões dos automóveis, em condições reais e não apenas nos laboratórios.
Votámos muitas vezes num novo sistema. A posição do Parlamento é clara: queremos
a avaliação das emissões.
Como
pode a UE manter a sua reputação de respeito pelo ambiente e no combate às
alterações climáticas quando as empresas podem manipular os resultados dos
testes de emissões tão facilmente?
Temos que ter uma clara
noção do problema rapidamente para mostrar ao mundo que estamos a trabalhar de
forma séria. Precisamos de criar um sistema e de aplicar sanções. Isso é muito
importante. Parlamento Europeu
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