Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Nicarágua – Avança o projecto de um canal interoceânico

Manágua - O recente anúncio de um canal interoceânico na Nicarágua é visto hoje como um passo a mais na concretização deste projecto e como uma oportunidade para optimizar o comércio mundial.

Alberto Vega, da empresa ERM - encarregada dos estudos de viabilidade sobre o projecto - comentou nesta capital que se esta via se tornar realidade, satisfaria a actual procura global de transporte comercial.

O canal dará serviço aos barcos de maior calado e será a rota mais curta entre a Ásia e os portos modernos na costa leste dos Estados Unidos e Europa, assegurou.

Segundo explicou, nos próximos anos, o comércio mundial crescerá mais de três vezes, o que criará uma maior procura de capacidade de navegação e congestionamento no Canal de Panamá na próxima década.

A isto se soma que o aumento no tamanho dos navios ultrapassou a capacidade dos canais existentes - os maiores e eficientes não cruzam o istmo - e por esse motivo uma segunda via interoceânica na América Central ajudará a satisfazer a procura com menor custo, explicou o especialista da empresa ERM.

A mesma opinião é compartilhada por Dong Yunsong, representante do HKND Group, empresa chinesa com sede em Hong Kong e concessionária desse projecto.

Para ele, um canal através de Nicarágua assumiria cinco porcento do transporte do comércio mundial.

Durante a apresentação da rota definitiva na passada segunda-feira, 07 de Julho de 2014, Yunsong fez referência aos benefícios económicos que esta obra de infraestrutura representa para o país, o que poderá duplicar o seu Produto Interno Bruto e converter-se num dos mais ricos da América Central, assegurou.

O canal nicaraguense terá um comprimento aproximado de 278 quilómetros, dos quais um trecho de 105 Km estará no lago Cocibolca, uma largura de 83 metros e uma profundidade de 27 metros.

Durante o seu percurso, passará pelo delta do rio Brito, no departamento (estado nicaraguense) de Rivas, a cerca de 110 quilómetros de Manágua, atravessará o lago e transitará pelo rio Tule até à foz do rio Punta Gorda, na Região Autónoma do Atlântico Sul.

Além desta infraestrutura, serão construídos dois portos de águas profundas, uma zona de comércio livre, um complexo turístico, um aeroporto internacional e várias estradas.

Segundo o HKND, este canal permitirá a passagem de 5100 barcos anuais, entre eles, os porta-contentores classe E, sendo o tempo de trânsito de aproximadamente 30 horas. In “Prensa Latina” - Cuba


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Baía da Lusofonia - Nicarágua





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