Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 18 de março de 2020

Unesco - Covid-19 deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola

Pelo menos 85 países fecharam escolas em todo o território para tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

A medida teve impacto em mais de 776,7 milhões de crianças e jovens, segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.



Programas

Falando à ONU News, de Genebra, o representante da agência na ONU e em Organizações Internacionais, Vincent Defourny, disse que a agência atua junto das autoridades na implementação deste tipo de programas.

“A Unesco aconselha a aliviar o impacto sobre o currículo escolar de várias formas. A primeira coisa é fazer o uso mais extensivo possível de todos os recursos à distância, que podem ser pela internet, pela rádio, pela televisão e todas as formas que permitem aprender e manter o contacto com a aprendizagem à distância.”

Cerca de 15 nações fecharam as escolas de forma parcial. Se a medida for implementada, a nível nacional, deixará mais centenas de milhões de alunos sem aulas. Defourny disse que é preciso conciliar esta decisão a cada realidade.

“Nesse contexto é muito importante também manter um vínculo com os alunos, criar comunidade e criar um sentido de pertença que seja importante tanto para os alunos como para os professores e para a comunidade. Por isso é muito importante que a estratégia de cada professor seja adaptada à circunstância do país e à circunstância da sua turma. Por isso, o currículo será revisto. Mas damos a possibilidade de manter esse vínculo de aprendizagem e de trabalhar à distância da melhor forma possível.”

Continuidade

Como parte das medidas para tentar retardar a propagação do novo coronavírus, a agência apoia acções para minimizar perturbações no sistema de educação e facilitar a continuidade da aprendizagem, especialmente para os mais vulneráveis.

Uma reunião virtual com os Ministérios da Educação dos países afectados e preocupados em garantir meios alternativos de aprendizagem para crianças e jovens juntou 73 países, incluindo ministros e vice-ministros.

Os temas discutidos na semana passada incluem a ajuda para preparar e implantar soluções de aprendizagem à distância e de forma inclusiva, experiências e recursos digitais para abrir oportunidades a mais alunos sem grandes custos.

A agência incentiva plataformas de aprendizagem para apoiar a continuidade das aulas sem afectar o currículo local, parcerias para educação à distância e acompanhamento global das escolas e dos alunos afectados.

Oportunidades

A Unesco destaca que o encerramento das escolas, mesmo que seja de forma temporária, traz um custo social e económico alto. Os mais favorecidos ficam com menos oportunidades para crescer e desenvolver.

Na área da nutrição, muitos menores ficam sem alimentos a que têm acesso na escola. Os pais com limitações para que os filhos acompanhem a aprendizagem à distância podem sofrer com a falta de acesso a ferramentas digitais.

A Unesco aponta que vários menores também podem ter maior exposição a comportamentos de risco ficando sozinhos em casa. ONU News – Nações Unidas

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