Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Cabo Verde - Ilha do Sal: Segundo Festival Literatura-Mundo

Espargos – A segunda edição do Festival Literatura-Mundo do Sal (FLMSal), que terá lugar na ilha do Sal, de 21 a 24 de Junho próximo, homenageia os poetas cabo-verdiano Mário Fonseca e o argentino Jorge Luiz Borges.

O poeta e ensaísta Mário Fonseca a quem este ano o Festival de Literatura Mundo do Sal rende homenagem, faleceu no dia 25 de Setembro de 2009, na Cidade da Praia, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Combatente da Pátria, Mário Alberto de Almeida Fonseca, de nome próprio, nasceu a 12 de Novembro de 1939, na Cidade da Praia. Foi professor de Francês no Senegal e administrador e tradutor na Mauritânia e Turquia.

Já, Jorge Luiz Borges (1899-1986) é considerado um dos escritores mais importantes do século XX, não somente na Argentina, seu país de origem, mas a nível mundial.

As suas obras incluem contos, ensaios e poemas, e as suas ideias políticas também foram “muito polémicas”.

De entre os seus poemas destacam-se “Poema de los dones”, “Los justos”, “Ausencia”, “Ajedrez”, “Los espejos” e “Los Borges”.

À semelhança do ano passado, escritores, editores, tradutores, professores, investigadores e leitores interessados, de várias paragens do mundo, participam de diferentes painéis de apresentação e mesas de trabalho sobre os fazeres literários definidos como Literatura-Mundo, para além de diálogos entre os participantes e lançamentos de livros.

Promovido pela Câmara Municipal do Sal, a curadoria do escritor José Luís Peixoto e organização da Rosa de Porcelana Editora, o festival propõe reflectir e debater o alargamento dos cânones literários, visibilizar as várias literaturas dos países e inscrever Cabo Verde na rede internacional da Literatura-Mundo.

A lista das personalidades do mundo das letras, das academias da cultura que deverão estar presentes no Sal para reflexões e debates literários será divulgada brevemente, conforme organização, que se manifesta esperançada com o interesse do público por um tema, “tão específico e complexo”, que é a literatura-mundo, evento que vai movimentar a ilha a esse nível, durante quatro dias.

Nesta base, aproveita para convidar todos os salenses e cabo-verdianos a participarem “activamente” nesta festa da literatura internacional, que visa marcar a ilha não só como uma terceira montra cultural “importante” em Cabo Verde, mas também integrá-la numa rede mundial de apresentações culturais de um tema “tão actual” como literatura-mundo. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário