Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 15 de maio de 2018

Macau – Bienal de mulheres artistas valorizou a Região

A primeira Bienal Internacional de mulheres artistas eleva o território como centro mundial de turismo e lazer, mas há ainda “muito para fazer”, considera o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura. Alexis Tam confirmou que o fórum cultural entre a China e os países lusófonos será realizado em Julho



Na véspera do encerramento da “Mulheres Artistas – 1ª Bienal Internacional de Macau”, Alexis Tam acompanhou 50 membros da Associação de Mulheres numa visita guiada à exposição, patente no Museu de Arte.

À margem do evento, o Secretário disse à Lusa que há ainda “muito para fazer” relativamente ao papel de Macau como plataforma de intercâmbio cultural entre vários países, mas garantiu que o Governo tem apoiado muito o sector da cultura.

Para Alexis Tam, exemplo desse apoio é o fórum cultural entre a China e os países lusófonos, que vai ser realizado em Julho. O secretário declarou que irá começar como “um fórum pequeno”, mas no prazo de dois anos tornar-se-á num fórum de “grandes dimensões”.

“Vamos fazer ainda um festival de cinema sino-lusófono e realizar exposições de artistas dos países lusófonos, conferências e outro tipo de actividades”, frisou.

Por último, o Secretário destacou a recente viagem às capitais da Tailândia e do Camboja, onde acompanhou o chefe do Executivo, Chui Sai On, em vários encontros com os dirigentes dos dois países. De acordo com Alexis Tam, os ministros de ambos os estados sublinharam a importância de Macau como plataforma de intercâmbio e cultura.

Organizada pelo Albergue SCM e pelo Museu de Arte, a primeira bienal internacional de Macau reuniu pinturas de mais de 100 artistas. “Contamos com artistas de mais de 20 países dos cinco continentes. A lusofonia está toda representada – desde o Brasil a Timor, Macau, Angola, Moçambique”, o que contribuiu para “superar largamente as expectativas”, disse o presidente do Albergue SCM, Carlos Marreiros.

A mostra encerrou no domingo mas está de regresso em 2020. In “Jornal Tribuna de Macau” – Macau com “Lusa”

Sem comentários:

Enviar um comentário