Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 29 de maio de 2018

Peru – Encontrada múmia intacta dentro de “caixão” de algodão



Uma equipa de arqueólogos da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) encontrou no Peru uma múmia de cerca de 1000 anos de idade dentro de uma espécie de caixão vertical feito de algodão. A descoberta foi realizada em Pachacamac, um sítio arqueológico costeiro perto de Lima.

"Acreditamos que o enterro foi realizado entre os anos 1000 a 1200 de nossa era", sublinhou Peter Eeckhout, diretor das escavações, num comunicado. "O defunto está completamente envolto num enorme pacote funerário que lhe serviu de caixão", explicou ele.

De acordo com a equipa de pesquisadores, associados ao centro CReA-Patrimoine da universidade, a descoberta arqueológica está associada à cultura Ichma que existiu na costa central do Peru entre 900 e 1470 d.C. "As descobertas dessa natureza são raras, e o estado de conservação [da múmia] é excepcional", indicou Eeckhout.

Em sítios arqueológicos vizinhos foram descobertos corpos envoltos de forma similar e enterrados de cócoras, mas também foram encontrados em posição fetal. Com o objetivo de confirmar esse e outros detalhes, a equipa planeia estudar o conteúdo do "caixão" usando raios X, tomografia axial, reconstrução tridimensional e outros métodos não invasivos. In “Sputnik” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário