Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 5 de maio de 2018

Portugal - Investigador nacional premiado com distinção internacional



João Pedro de Magalhães, antigo aluno da Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto, foi recentemente distinguido com o prémio ‘Carreira’ pela instituição Marie Curie Alumni. O prémio foi atribuído durante a conferência anual da instituição Marie Curie, que decorreu em Leuven, na Bélgica.

O galardão visa destacar e reconhecer a qualidade do trabalho centrado no estudo do genoma e no processo de envelhecimento humano desenvolvido pelo investigador.

O cientista, a trabalhar atualmente na Universidade de Liverpool, em Inglaterra, interessa-se sobre os mecanismos genéticos, celulares e moleculares que conduzem ao envelhecimento.

“O seu objetivo é o de promover o tratamento de doenças associadas ao envelhecimento e, assim, melhorar a qualidade de vida e a saúde, a longo prazo”, informa uma nota divulgada pela Universidade Católica no Porto.

João Pedro de Magalhães licenciou-se em Microbiologia, em 1999, na Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto, e em 2004, já centrado na área do genoma e do envelhecimento, ingressou num pós-doutoramento na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, onde acabou por integrar a equipa de investigação de George Church, pioneira nesta área.

Em 2008, João Pedro de Magalhães foi convidado pela Universidade de Liverpool a desenvolver e a liderar o próprio grupo de investigação em genómica aplicada e envelhecimento. “O galardão agora conquistado promove o elevado mérito do projeto de João Pedro de Magalhães”, elogia a Católica do Porto no mesmo comunicado.

A Escola Superior de Biotecnologia integra a Universidade Católica no Porto foi pioneira no lançamento da formação em Engenharia Alimentar em Portugal, há mais de 30 anos, oferecendo ainda a única licenciatura em Microbiologia existente no país. O suporte científico aos vários cursos é garantido pela investigação desenvolvida no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), que detém o estatuto de Laboratório Associado e participa ativamente em mais de 40 redes nacionais e internacionais.

A Marie Curie Alumni (Associação Marie Curie de Antigos Alunos) é uma associação de investigadores que beneficiaram ou beneficiam de uma ‘Ação Marie Curie’ – recentemente denominada ‘Ações Marie Skłodowska-Curie’ no âmbito do pilar ‘Excelente Ciência’ do Programa Horizonte 2020 para a investigação, da União Europeia. Os investigadores que estão prestes a trabalhar num projeto Marie Curie são também elegíveis para participação, assim como supervisores e coordenadores de projetos Marie. O principal objetivo da associação é proporcionar aos seus membros um espaço onde possam compartilhar experiências e interesses. In “Mundo Português” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário