Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

China - Países lusófonos cativam municípios chineses

Uma delegação do Secretariado Permanente do Fórum Macau deslocou-se aos municípios de Zhoushan e de Changsha para participar em eventos que visaram o desenvolvimento de relações económicas e comerciais. O objectivo central era aprofundar a cooperação entre países de língua portuguesa e municípios do Interior da China em áreas como o turismo e a pesca.

Em comunicado, o Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum indicou que o responsável da Base Nacional de Pesca em alto-mar de Zhoushan expressou interesse na criação de uma “sólida plataforma de intercâmbio” com os países lusófonos, para “promover uma cooperação pragmática na maricultura, processo avançado de transformação, captura em alto mar e assistência técnica”.

Já em Changsha, capital da Província de Hunan, teve lugar o “Encontro sobre a Cooperação da Capacidade Produtiva entre Hunan, Macau e os Países de Língua Portuguesa”. Os delegados e representantes das regiões envolvidas concordaram em aproveitar o mecanismo multilateral do Fórum Macau e a Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa de modo a promover a cooperação e intercâmbio na área de economia, cultura e educação, indicou o gabinete do Secretariado.

Durante o encontro, que contou com cerca de 80 participantes, foi assinado um “Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Parceria em Matéria de Cooperação Económica”, para assegurar o alargamento da margem de cooperação entre as regiões. De acordo com o Fórum Macau, estiveram representados sectores de aquacultura, comércio, tecnologia, electricidade, maquinaria agrícola, ferroviário, aviação, equipamento, materiais de construção, indústria, indústria cultural e recursos humanos.

A visita, que decorreu entre 21 a 25 de Setembro visou aproveitar a posição de Macau para funcionar como “ponte e elo de ligação da cooperação económica e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário