Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 21 de outubro de 2017

Suécia – Estocolmo avança para nova partilha de bicicletas eléctricas de alta tecnologia

O novo programa City Bike também apresentará um esquema de "traga a sua própria bateria", deixando o carregamento para o utilizador

O sistema público de partilha de bicicletas de Estocolmo deve ser substituído por uma rede maior de bicicletas eléctricas de alta tecnologia, mais que triplicando a capacidade actual e estendendo o seu alcance aos subúrbios.

O sistema actual da capital sueca usa cerca de 1200 bicicletas padrão colocadas em estações, principalmente no centro da cidade, aberto para o seu uso entre os meses de abril e outubro. De acordo com a cidade de Estocolmo, as bicicletas foram utilizadas mais de 500 mil vezes na temporada de 2016, mas há uma procura por mais locais e períodos de uso mais longos.

Com o contrato para as actuais bicicletas a chegar ao fim, o sistema está prestes a obter uma grande melhoria, aumentando a capacidade para 5000 e trocando-as por modelos eléctricos híbridos modernos. Também estará aberto todo o ano.

"A maneira como vai funcionar é que quando uma pessoa se regista, recebe uma pequena bateria que pode carregar em casa. Se não pretender usar a bateria, utiliza as bicicletas como uma bicicleta normal, mas se a desejar eléctrica, conecta a bateria, que está incluída no preço do bilhete da temporada normal", disse Daniel Helldén, vice-prefeito de trânsito na cidade de Estocolmo, ao The Local.

Enquanto as bicicletas actuais só estão abertas para uso entre as 6h e as 10h durante a temporada de verão, as novas estarão disponíveis para uso 24 horas por dia durante todo o ano.

"Será aberto durante todo o ano, durante todo o dia. Então, pode fazer interligações entre localidades, por exemplo, pode andar de bicicleta longas distâncias, mesmo que não faça o ciclo regularmente. Então, é para as pessoas que querem cobrir distâncias curtas do metro para o emprego, por exemplo, mas também para pessoas que viajam de bicicleta. Pode usar as bicicletas por três horas de cada vez, então, se quiser ter mais tempo até a um máximo de 12 horas, poderá pagar um pouco mais", explicou Helldén.

Um estudo recente realizado pela Escola Sueca de Ciências do Desporto e da Saúde concluiu que um terço dos cidadãos de Estocolmo viajam para o trabalho de carro, mas poderiam andar a mesma distância em meia hora ou menos de bicicleta. Espera-se que as novas bicicletas possam ajudar a reduzir a pegada ambiental de Estocolmo.

O novo sistema será o primeiro esquema de partilha de bicicletas eléctricas na Suécia, e pensa-se que também será a primeira versão híbrida do mundo. Um cartão de um ano para usar as bicicletas custará 270 coroas (US $33), em comparação com as 250 coroas para um ingresso de temporada de verão para usar no esquema actual.

"Não é muito dinheiro. A empresa que gerência o sistema poderia ter pedido um preço mais alto, mas decidiu não fazê-lo. Isso significa que deve ser acessível para a maioria das pessoas", observou Helldén.

As primeiras bicicletas serão lançadas em 2018, seguido de uma implantação completa em 2019. Lee Roden – Suécia in “The Local”

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