Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Macau – Lusofonia em escultura, fotografia e cinema

No âmbito da nona edição da semana cultural sino-lusófona foram convidados quatro artistas de Macau, Brasil, Moçambique e São Tomé e Príncipe cujos trabalhos nas vertentes do cinema, escultura, fotografia e pintura podem ser visitados em espaços de exposição da Península e Taipa



Dos desenhos de Alê Abreu às esculturas de “Pekiwa”, passando pelo acrílico de Guilherme Carvalho até à obra gráfica do macaense Filipe Dores. Estes são os quatro artistas e autores das respectivas mostras patentes em vários locais, entre a Península e as Ilhas, no âmbito da 9ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa.

Vindo do Brasil, o cineasta Alê Abreu partilha com o público local que visitar o Edifício do Antigo Tribunal uma série de desenhos e diaporamas que deram origem à película “O Menino e o Mundo”. A obra cinematográfica conta a história de um menino que mora com os pais numa pequena cidade do campo. Certo dia, o menino aprende a lidar com a saída do pai em busca de melhores oportunidades de emprego num processo pautado por tristeza e memórias confusas.

O filme, produzido em 2013, recebeu 51 prémios internacionais tendo sido seleccionado no ano passado para a categoria de animação nos Óscares, em Hollywood. A tela improvisada no Antigo Tribunal irá exibir o filme e restantes materiais, todos os dias, das 10:00 às 19:00, excepto à segunda-feira.

Na Galeria da Residência Consular de Portugal em Macau, estão expostos trabalhos da autoria do macaense Filipe Dores. Naquelas paredes o artista partilha a sua visão da pintura, transparência e ilusão mediante uma série de 13 serigrafias que pode ser visitada diariamente, das 11:00 às 17:00.

Em declarações ao Jornal Tribuna de Macau, Filipe Dores falou sobre o trabalho concebido propositadamente para esta mostra a que chamou de “Bela Vista”. “Tem um significado muito forte. Sinto-me muito honrado e com sorte por cada exposição individual. É um sítio belo e muito histórico em Macau. Convido os meus amigos para visitar a exposição por ser também num lugar belo, quase paradisíaco”, destacou.

Por outro lado, na Taipa, estão em exibição duas exposições de artistas de Moçambique e São Tomé e Príncipe. No primeiro caso, o artista plástico Nelson Carlos Ferreira – conhecido por “Pekiwa” – apresenta na Galeria de Exposições da Avenida da Praia um conjunto de esculturas. Actualmente, o escultor trabalha com materiais encontrados nos bairros, como velhas portas e utensílios domésticos tradicionais que transforma em obras de arte.

Já Guilherme Carvalho, de S. Tomé e Príncipe, partilha com a audiência da RAEM várias pinturas inéditas em acrílico sobre tela cujo motivos se prendem com padrões de vida quotidiana daquele país africano. As obras que constroem a mostra “Léve-Léve” estão patentes na Casa da Nostalgia, na Avenida da Praia (Taipa). Catarina Almeida – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário