Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Moçambique - Especialistas de agro-negócios da CPLP reunidos em Chimoio

Decorre desde segunda-feira, em Chimoio, o II Simpósio Internacional dos Países da Língua Portuguesa (SIAGR) que reúne especialistas de agro-negócios da comunidade. O evento, que termina hoje, tem como objectivo reforçar as discussões, trocas de experiências e conhecimentos entre pesquisadores, estudantes, instituições, organizações internacionais, governos e sociedade civil organizada, envolvida com questões relacionadas ao agro-negócio dos países membros da CPLP.

O governador de Manica, Alberto Mondlane, que abriu o encontro, saudou os mentores da iniciativa por abordar temas de importância especial para a província e para Moçambique, sabido que o sector familiar continua a ser o que mais produz e garante o sustento das famílias no país.

Carlos Quembo, médico veterinário e delegado regional do centro do Instituto Nacional de Investigação Agronómica de Moçambique (IIAM) revelou no encontro que a província de Manica registou nos últimos sete anos, perdas avaliadas em cerca de oito mil milhões de meticais, resultantes de rejeições totais e parciais da carne devido a zoonoses. Durante este período, a província de Manica destruiu cerca de 53 mil quilogramas de carne diversa, em diversos matadouros.

O II Simpósio Internacional dos Países da Língua Portuguesa (SIAGR) é co-organizado pelo Instituto Superior Politécnico de Manica e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha do Brasil

O primeiro simpósio realizou-se na cidade de Santa Maria, no Brasil, em 2014. In “Jornal de Notícias” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário