Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Guiné-Bissau – Artista plástico Lilison Cordeiro expõe no Centro Cultural Português

Bissau – O músico e artista plástico guineense Lilison Cordeiro que há mais de dezasseis anos se encontra radicado no Canadá expôs quinta-feira as suas obras no Centro Cultural Português, em Bissau.

Trata-se da segunda exposição de quadros de diferentes tamanhos produzidos por Lilison Sousa Cordeiro desde que regressou à terra natal há dois anos.

A exposição aberta sob o lema “Terra e Tinta” apresenta obras feitas à base de matéria-prima que segundo Lilison “muitos não acreditam que têm grande importância para o uso humano”.

Em declarações à imprensa, Lilison Sousa Cordeiro destacou que enquanto Músico e Artista Plástico “Guineense e Canadiano”, tinha e ainda tem como desafio trabalhar para o avanço e projecção da Cultura dos seus dois povos.

“Sinto que devo e tenho a obrigação de contribuir para o avanço da cultura do meu país. Ao andar pelas ruas de Bissau, vejo em diferentes bairros, lixos, sacos de plásticos, bidões de óleos esvaziados de um lado para outro, são matérias-primas que aproveitei, para construir algo que pode ser usado pelos guineenses assim como estrangeiros ”, disse Lilison Sousa Cordeiro.

Aquele criador artístico realçou por outro lado que os quadros exibidos têm diferentes preços, e que os preços são fixados de acordo com o material usado para a sua criação.

Questionado sobre as perspectivas para o futuro, o autor de “Terra e Tinta”, revelou que, em breve, terá que regressar ao Canadá devido a um assunto de urgência. Entretanto, deixou garantias que mesmo no exterior continuará a dar o seu tudo para a Guiné-Bissau, em termos de Cultura. 

Antes de se emigrar para o Canadá, Lilison actuava com o grupo musical, “Nkassa Cobra”. Cantava e tocava percussão. No Canadá tem animado muitas noites em salas de espetáculos e convívios particulares, em actuações a solo. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário