Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Macau - Manual de português vai ser distribuído na China

O manual de ensino “Português Global”, publicado pelo Instituto Politécnico de Macau (IPM), foi lançado oficialmente na China.

O lançamento ocorreu durante V conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), entre os dias 11 e 12 de Outubro.

O acordo alcançado no ano passado com a Commercial Press constitui o primeiro do tipo em que uma editora chinesa vai difundir manuais de ensino de português produzidos fora do interior da China, como explicou, em Abril, o coordenador do Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa do IPM, Carlos André.

O manual é essencialmente o mesmo, com ligeiras variações, a fim de alcançar ainda mais ao público-alvo.

Paralelo ao lançamento do Manual, foi lançado o livro de Carlos André, editado pelo IPM: “Uma língua para ver o mundo: olhando o português a partir de Macau” é o título da “coletânea de ensaios”, todos inéditos à exceção de dois, escritos ao longo do tempo, em particular nos últimos dois anos.

O autor explica que a obra oferece “reflexões”: “É de natureza ensaística, mas não é um livro acadêmico no sentido clássico da palavra. São reflexões”.

Atualmente trinta e três universidades chinesas oferecem o ensino do português, 23 das quais em licenciatura.

Participaram da Conferência os ministros responsáveis pelas áreas econômica e comercial da China, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e do Timor Leste.

A Sexta Conferência Ministerial do Fórum de Macau, será realizada em 2019, na Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China. José da Silva – Brasil in ”Portal Galego da Língua”


José Carlos da Silva - Desde 2008 é correspondente do PGL no Brasil. Residente em Campinas (São Paulo), é produtor cultural e periodista. Como produtor cultural trabalha pela difusão da cultura caipira, que tem na viola de 10 cordas, sua maior expressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário