Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Moçambique – Formação em produção de fruteiras

O Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) está, desde a passada semana, a levar a cabo uma formação para 50 extensionistas das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, virada à produção de fruteiras como laranjeiras e litcheiras.

A formação, feita em parceria com o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), vai dotar os extensionistas de conhecimentos e técnicas melhoradas assim como inovadas para estabelecer um pomar, gestão de água de rega, identificação dos principais sintomas de pragas e doenças e os respectivos métodos de controlo e prevenção.

Durante as duas semanas de formação, os extensionistas também vão obter conhecimentos úteis para a produção, processamento e armazenamento de fruta, para facilitar o acesso ao mercado tanto nacional quanto internacional de frutas tropicais.

A iniciativa enquadra-se no âmbito do Programa de Massificação da Fruticultura lançado em 2011, com o objectivo de fomentar a fruticultura junto aos pequenos e médios produtores do sector familiar, segundo um comunicado do FDA recebido pela AIM.

O programa compreende quatro componentes principais, nomeadamente capacitação dos extensionistas, viveiristas e assistência técnica.

No período entre 2011/15, o FDA entregou 204582 mudas de mangueiras, laranjeiras, ananaseiros, litcheiras repassadas aos produtores de fruta das províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, Zambézia, Tete, Nampula, Cabo Delgado e Niassa. In “Jornal de Notícias” – Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário