Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Internacional - Portuguesas premiadas na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Francisca Ribeiro da Costa e Milena Pereira, alunas do Agrupamento de Escolas D. Maria II, de Braga, conquistaram uma menção honrosa durante a Mostratec - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

O projeto ‘Sistema Activo de Bio Controlo e Eliminação da Vespa Velutina’, desenvolvido pelas duas alunas, valeu-lhes uma menção honrosa durante a Mostratec, que se realizou de 24 até dia 28 de Outubro, em Novo Hamburgo, no Brasil. Trata-se da maior Feira de Ciências da América Latina, que este ano reuniu cerca de 900 projetos dos quais 650 referentes ao ensino básico e secundário.

Este trabalho já se tinha destacado na 10.ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de maio. O projeto nacional “criou um inovador e eficaz sistema de captura e eliminação das vespas velutinas, de forma a impedir a propagação da espécie e controlar os desequilíbrios que provocam no ecossistema”.

“Trata-se de mais um reconhecimento para Portugal e para a Educação em Ciência que se faz no nosso país”, revela Ricardo Carvalho, presidente Executivo da Fundação da Juventude. Também para João Vieira, professor orientador do projeto, foi um orgulho e uma experiência enriquecedora pelo facto de permitir, também, “o contacto com professores de muitas partes do mundo, bem como uma enorme oportunidade para perceber a Ciência o que se faz nas escolas dos vários países representados”.

Para Francisca Ribeiro da Costa e Milena Pereira, o sentimento de orgulho também foi enorme assim como, “uma experiência de partilha inesquecível com os restantes alunos presentes, nesta que é uma das maiores feiras mundiais”. Fernanda Pedro – Portugal in “Jornal Económico”

Sem comentários:

Enviar um comentário