Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Portugal – Hotel Vila Galé Elvas vai nascer no antigo Convento de São Paulo

No centro histórico da cidade alentejana, no antigo Convento de São Paulo, que depois da extinção das ordens religiosas se tornou tribunal militar, vai nascer um novo hotel: o Vila Galé Elvas. O projeto foi apresentado na sexta-feira, pelo presidente da administração do grupo hoteleiro, Jorge Rebelo de Almeida, na Câmara Municipal da região, onde se deu a assinatura do contrato de exploração. O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho estiveram presentes.

“Esta é uma daquelas circunstâncias em que me sinto muito feliz por ser português”, começou por dizer Jorge Rebelo de Almeida, acrescentando que “a Vila Galé tem que ter desafios e se há coisa maravilhosa, é o Alentejo”. Para o presidente do grupo, “as empresas que estão bem na vida têm a obrigação de fazer coisas públicas e que não são tão óbvias”, nomeadamente, a criação desta unidade em Elvas. “Se todos nós nos envolvermos neste projeto, vai ser um grande destino, tal como foi com Évora”, destacou. Além disso, sublinhou que “Elvas é uma cidade que tem uma oferta hoteleira escassa e que precisa de algum dinamismo”.

Também o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinhas, se mostrou entusiasmado referindo ser “com muito gosto que temos esta empresa no nosso concelho”, com a esperança de que “se envolva para além do convento”.

O grupo Vila Galé vai investir cerca de cinco milhões de euros no futuro hotel, que vai ter 64 quatros, dois restaurantes, um bar e uma adega, piscina exterior, Spa com piscina interior e ainda, um salão de eventos. Uma iniciativa que vai gerar entre 25 a 30 novos postos de trabalho na região.

O Convento de São Paulo foi construído entre os séculos XVII e XVIII. Depois da extinção das ordens religiosas foi Tribunal Militar até 2004. A estrutura, já em degradação, foi a primeira a ter assinado o contrato de exploração do projeto Revive, promovido pelo Ministério da Economia, da Cultura e das Finanças, em que se abriu o património ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos.

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, presente na ocasião, referiu que “o Grupo Vila Galé ensina-nos que o turismo faz-se. Estou certo que ninguém se vai enganar, vamos fazer deste projeto um projeto vencedor para a Vila Galé e para o país”. Ressaltando ainda que “este é o primeiro projeto assinado de uma série, mas queremos ter mais assinados até ao fim do ano. Não podemos deixar o património degradar-se”.

Neste sentido, o presidente do grupo Vila Galé afirmou que “o turismo não é o salvador da pátria, mas é um pilar importante da economia”, e que “contribuir para o desenvolvimento do interior, assim como “recuperar o património, é um dever de todos nós”.

“O Alentejo já tem tudo aqui, só temos que mostrá-lo. Ainda não é um destino, apesar de já ser reconhecido, temos muito trabalho a fazer”, frisou Jorge Rebelo de Almeida. Adiantou ainda que uma das possíveis iniciativas para dinamizar a região é a “recuperação do turismo equestre”, isto porque, “temos uma coisa maravilhosa que é o cavalo lusitano.” In “Ambitur” – Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário