Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 18 de março de 2013

Ética


          Segundo  um  estudo  do  Instituto  Internacional  Ethisphere,  líder  na investigação nas áreas da criação, do desenvolvimento e da partilha das melhores práticas na ética empresarial, responsabilidade social das empresas, anticorrupção e sustentabilidade, três empresas portuguesas e uma brasileira encontram-se reconhecidas na liderança e correlação entre o comportamento ético e um melhor desempenho financeiro, num total de 145 empresas a nível mundial.

            As empresas portuguesas, EDP Energias de Portugal, Portugal Telecom, Sonae e a empresa brasileira Natura Cosméticos, são as empresas lusófonas que estão contempladas no “World's Most Ethical Companies, (WMEC)” de 2012, numa classificação onde a maioria das empresas são americanas, 102, sendo as restantes, cinco do Japão e Reino Unido, quatro da França e três de Portugal e Suécia, dividindo-se as restantes 23 empresas por catorze países, havendo três empresas repartidas por EUA/Reino Unido (2) e EUA/Países Baixos(1).

            A metodologia para a classificação WMEC inclui: análise de códigos de ética e histórico de eventuais litígios e infracções regulamentares; avaliação do investimento na inovação e em práticas empresariais sustentáveis; observação das actividades concebidas para melhorar a cidadania empresarial; e estudo das nomeações por quadros de topo, pares do sector, fornecedores e clientes.

         Portugal ao ser o quinto país com mais empresas nesta classificação WMEC está de parabéns, que são endereçados à Associação Portuguesa de Ética Empresarial, APEE.

         Portugal  tem  boas  empresas,  tem  bons  empresários,  tem bons trabalhadores, as suas empresas têm todas as condições para discutirem mercados com as empresas estrangeiras, mas a qualidade dos políticos portugueses, não permitem que elas se organizem, se estruturem eficazmente para os desafios globais. Baía da Lusofonia  

Sem comentários:

Enviar um comentário