Em
três anos, os portos do Sul da Europa ganharam 11 p.p. de quota de mercado no
tráfego de contentores na Europa. E a tendência será para manter, mesmo se
Roterdão é cada vez mais primeiro
Pelo menos no tráfego de
contentores, os portos do Sul da Europa estão cada vez mais próximos do
objectivo de atingirem uma quota de mercado de 40%. Se há cerca de três anos
controlavam 25% do mercado, no final de 2017 a sua parcela elevava-se já a 36%.
No ranking dos 25 maiores
portos europeus na movimentação de contentores, no final de 2017, 14 são do Sul
da Europa (e entre eles figura Sines, no 13.º lugar, e Leixões, no 21.º). Entre
os dez primeiros, quatro são do Mediterrâneo, sendo três de Espanha.
Apesar desta maior presença
dos portos do Sul, valha a verdade dizer que o domínio dos do Norte não está em
risco. Precisamente em 2017, Roterdão reforçou a sua liderança no Velho
Continente, e mesmo o seu lugar no ranking mundial, mercê de um crescimento de
11%. E Antuérpia, número dois, também cresceu, tendo ultrapassado Hamburgo.
2018
mantém tendência
O ganho de quota de mercados
dos portos do Sul face aos do Norte deverá manter-se em 2018, a avaliar pelas
previsões do Global Port Traker, elaborado pela Hackett Associates e citado
pelo “El Vigia”.
No ano em curso, os tráfegos
de importação da Europa deverão crescer 6,2% para 25,7 milhões de TEU, com o
Norte da Europa a concentrar 16,06 milhões (mais 5,6%) e o Sul a reter 9,64
milhões (mais 7,2%).
Nas exportações, que
representarão um movimento global de 22,11 milhões de TEU (mais 5,8% em termos
homólogos), os portos do Norte avançarão 3,7% para 13,66 milhões de TEU e os do
Sul crescerão 9,4% até aos 8,44 milhões.
Domínio
do Norte no tráfego total
Considerando os movimentos
totais de mercadorias nos portos europeus, o domínio do Norte é mais acentuado,
com uma quota agregada de mais de 70%.
Entre os 25 principais portos
do Continente apenas dez são do Sul da Europa. Ainda que cinco deles – Algeciras,
Marselha, Valência, Trieste e Barcelona – estejam no top 10. Sines surge também
aqui no 13.º lugar. In “Transportes & Negócios” - Portugal
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