Pernambuco entra para a
história da navegação marítima como o primeiro estado brasileiro a construir um
navio petroleiro Aframax. Com investimento no valor de R$ 250 milhões, o
petroleiro Castro Alves de 248 metros de extensão que carrega até 120 mil toneladas,
foi construído no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), instalado no Complexo
Industrial Portuário de Suape. A embarcação foi financiada pelo Fundo da
Marinha Mercante do Brasil. Para conferir de perto a grandiosidade do
investimento, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter
Casimiro, visitou o EAS na manhã desta segunda-feira (23/04), na companhia do
governador Paulo Câmara, do presidente do Complexo Industrial Portuário de
Suape, Marcos Baptista, e, dos deputados federais Tadeu Alencar e Betinho
Gomes. A visita também foi acompanhada pela imprensa pernambucana.
Harro Burmann, presidente do
EAS, explicou durante a visita que o Castro Alves será entregue ainda este mês.
“Hoje posso dizer que esse navio visitado tem uma margem bruta de R$ 120
milhões de reais. No passado, a cada navio que se entregava se perdia um navio.
Temos um navio com qualidade indiscutível e dentro do custo e prazo planejado.
Também não podemos esquecer o mais importante: feito por brasileiros”,
comemorou Burmann, que, luta para atrair novas encomendas para o EAS.
Paulo Câmara garantiu o apoio
a manutenção do empreendimento. “Estamos juntos do estaleiro desde o início.
Sabemos da importância da indústria e temos aqui um estaleiro de nível mundial,
fruto da aposta em Pernambuco e da mão de obra pernambucana. É uma luta que
estamos juntos. O ministro conheceu o empreendimento e sai sensibilizado. Nosso
estaleiro dá conta do recado e é importantíssimo para a geração de emprego no
estado e renda no Brasil”, afirmou.
Para o ministro Casimiro, o
setor merece toda atenção da pasta e esta ação é uma indicação de um começo de
recuperação. “Temos a consciência de que o momento da indústria naval é
bastante desafiador e exigirá ações estruturantes. Sendo assim, o Ministério
dos Transportes está empenhado em resgatar o setor. Por isso, estamos mantendo
um diálogo com o Governo Federal para formular políticas que dinamizem o
segmento”, reforçou.
O Castro Alves é o 11º navio
fabricado no empreendimento. Restam, portanto, apenas quatro embarcações da
Transpetro para serem finalizadas no EAS. Burmann apresentou o Aframax como a
prova de que o empreendimento tem capacidade para receber novas encomendas. Ele
articula até uma visita da diretoria da Petrobras ao EAS e ao Castro Alves. “Só
a estatal deve contratar 80 plataformas, 160 navios aliviadores e 50 navios de
cabotagem nos próximos 25 anos para atender à demanda do pré-sal”, detalha.
Entre 2010 e 2017, o Fundo da
Marinha Mercante (FMM) já financiou a construção de 510 embarcações em
estaleiros brasileiros. Só em Pernambuco, foram 2 estaleiros e 23 embarcações.
Entre os navios, os modelos Aframax e PLSV (Pipe Laying Support Vessel) tiveram
90% dos seus custos financiados pelo FMM, sendo o restante pela Transpetro e
outro pela Dofcon, totalizando R$ 1,25 bilhão. Para o ministro, esses
equipamentos mostram a importância do Fundo com a construção naval brasileira,
que certamente será reaquecida com a estabilidade econômica do país.
60 ANOS FMM – O Fundo é
gerenciado pelo Ministério dos Transportes e seus recursos são destinados ao
financiamento para projetos de embarcações e estaleiros. Ele foi constituído em
abril de 1958 e está completando 60 anos em 2018. Jéssica Lima – Brasil In “Suape”
Sem comentários:
Enviar um comentário