O
tráfego marítimo de contentores deverá crescer 4,1% em 2016, depois de no ano
passado ter tido a evolução mais lenta desde 2009, prevê a Clarksons.
O relatório da Clarksons
prevê uma movimentação mundial de 182,5 milhões de TEU em 2016, que comparará
com os 175,4 milhões de TEU registados no ano passado. A consultora coloca,
porém, as previsões para este ano sob reserva, devido aos vários riscos que afectam
a economia mundial.
No Ásia-Europa, a Clarksons
aponta para um crescimento de 3,8%, para 15,4 milhões de TEU. Será um regresso
a terreno positivo depois da quebra de 3,7% verificada em 2015, consequência
dos ajustes dos níveis de inventário, da fraca procura europeia e das baixas
importações russas.
No Trans-Pacífico, o
westbound também deverá recuperar em 2016, com um crescimento esperado de 1,4%,
após ter caído 3,4% no ano passado. Já no sentido inverso, a estimativa é de um
crescimento de 4,6%, inferior aos 6% de 2015, mas, ainda assim, satisfatório.
Já no intra-Ásia, o
crescimento previsto para 2016 é de 4,4%, acima dos 3,1% registados no ano
passado, quando se verificou a subida menor desde 2009, devido ao abrandamento
da economia chinesa.
As ligações Norte-Sul, que
no ano passado “penaram” e viram os volumes caírem 1,4%, em 2016 deverão
crescer 3,4% este ano, prevê a Clarksons. Mas a queda do preço das commodities
pode ameaçar esse desempenho, avisa.
Nas rotas secundárias, o
crescimento em 2016 deverá ser de 5,4%, contra 7,6% no ano passado. In “Transportes
& Negócios” - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário