TCP
atrai cargas com investimento no modal ferroviário. As cargas refrigeradas
estão entre os setores que mais vem utilizando o modal.
O TCP (Terminal de
Contêineres de Paranaguá) está atraindo para suas operações cargas que antes
não passavam pelo terminal, provenientes de exportadores do Sul, Sudeste e
Centro-Oeste do Brasil. A ação vem depois de iniciar um projeto de
investimentos para fortalecer o modal ferroviário como opção de transporte de
contêineres entre exportadores e o Porto de Paranaguá,
Atualmente, cerca de 12% dos
contêineres movimentados mensalmente pelo terminal chegam ao TCP através dos
dois ramais ferroviários que acessam diretamente o pátio. A média de
movimentação é de 40 mil contêineres por mês, sendo hoje mais de 5 mil movimentados
por ferrovia. Segundo Luiz Antonio Alves, CEO do Terminal, este volume de
transporte ferroviário de contêineres é o maior do País. Cargas refrigeradas
(em especial, frango e bovinos), madeira e soja estão entre os setores que mais
vem utilizando o modal.
Em 2013 o volume era de
1.600 contêineres/mês transportados via ferrovia, cenário que mudou após a
criação da subsidiária de logística integrada, o TCP Log. Utilizado com sucesso
em portos de referência em todo o mundo, como em Nova Iorque (Estados Unidos),
Mumbai (Índia), Roterdam (Holanda) e Antuérpia (Bélgica), o modal ferroviário
oferece diversas vantagens para o transporte de contêineres. Além da segurança
e dos custos até 30% mais competitivos, ele emite 67% menos CO2 na atmosfera em
comparação com o modal rodoviário e tem maior confiabilidade no tempo de
trajeto.
Para o CEO do TCP, a demanda
reprimida dos clientes por um transporte mais eficiente na ferrovia já atinge 9
mil contêineres mensais o que deve impulsionar ainda mais a movimentação deste
modal no terminal. Outra iniciativa do terminal será a utilização do modal
ferroviário para o transporte de cargas de importação, projeto que deve ter
início no 1º trimestre de 2015. No modelo, as cargas importadas serão
nacionalizadas dentro do TCP e, posteriormente, transportadas através ferrovia
para os postos avançados que o Terminal mantém em sua área de influência. In “Guia
Marítimo” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário