Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 1 de novembro de 2014

Brasil – Situação das rodovias brasileiras

Pesquisa da CNT mostra demandas de rodovias brasileiras

Quase metade dos 98.475 km de rodovias avaliadas pela Pesquisa CNT de Rodovias 2014 apresenta algum tipo de deficiência no pavimento como buracos, trincas, afundamentos, ondulações, entre outros. Conforme o levantamento, 49,9% dos trechos foram classificados como regulares, ruins ou péssimos, o equivalente a 49.120 km. Os resultados do levantamento ressaltam a importância estratégica da Brazil Road Expo (BRE) 2015 evento que reunirá todas as soluções e tecnologias para melhorar a qualidade das rodovias brasileiras, e não apenas no quesito pavimentação. A 5ª edição da BRE acontecerá de 24 a 26 de março de 2015, em São Paulo.

O estudo, que está na sua 18ª edição, avaliou, além da pavimentação, a sinalização e a geometria de aproximadamente 98.475 mil quilômetros de estradas no Brasil, o que abrange todos os trechos pavimentados federais e as principais rodovias estaduais.

Comparando-se os resultados obtidos há 10 anos com os dados levantados agora, observa-se uma discreta melhora no estado geral das rodovias brasileiras, mas a demanda por obras ainda é muito grande. Na pesquisa CNT de 2004, 74,7% dos 74.681 km avaliados apresentavam problemas. Este ano, dos 98.475 km avaliados, o percentual com problemas foi de 62,1%. Em 2010, 9 dos 10 melhores trechos estavam no estado de São Paulo. Em 2014, 10 dos 10 melhores estão no estado de São Paulo. Em ambos os levantamentos, as 10 melhores rodovias do país estavam sob a gestão da iniciativa privada.

Do total de quilômetros avaliados, 79.515 estão sob gestão pública e 18.960 sob gestão de concessionárias. Na avaliação do estado geral das rodovias sob gestão pública, 29,3% da extensão das rodovias foram consideradas “boa ou ótima” e, 70,7%, “regular, ruim ou péssima”. Já a extensão de rodovias sob gestão de concessionárias obteve avaliação de 74,1% como “boa ou ótima”, e 25,9% como “regular, ruim ou péssimo”.

De acordo com a organização da Brazil Road Expo, que é o principal evento de infraestrutura viária e rodoviária do Brasil, a pesquisa da CNT evidencia a necessidade que o país tem de avançar em termos de investimento em infraestrutura, especialmente no que se refere à qualidade das estradas, importante para o escoamento de nossas riquezas. Segundo Fernando Merida, gerente do evento, o aumento da competitividade da economia brasileira passa pelas rodovias já que o modal rodoviário responde por cerca de 60% da matriz de transportes de cargas no Brasil. “A pesquisa mostra também que é fundamental que o governo continue trabalhando no programa de concessões e buscando parcerias com a iniciativa privada”, completa o executivo.


De acordo com a pesquisa, são necessários investimentos de mais de R$ 290 bilhões para que sejam executadas as obras de melhoria. In “Portogente” - Brasil

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