A AngoFret vai investir mais
de 52 milhões de dólares na construção de duas plataformas logísticas
rodoferroviárias nas províncias angolanas do Huambo e do Moxico, servindo o
denominado Corredor do Lobito, de acordo com um contracto de investimento.
Assinado com a Agência Nacional de
Investimento Privado (ANIP), o contracto prevê o início do projecto em Janeiro
de 2015, indo as duas plataformas ser construídas nos municípios do Huambo,
numa área de 22 hectares, e de Luena, com 21 hectares.
O corredor ferroviário do Lobito baseia-se
numa ligação ferroviária desde o litoral (porto de Lobito) de Angola à
fronteira interior (Luau), com prolongamento para a Zâmbia e República
Democrática do Congo, sendo apontado como factor de desenvolvimento daquela sub-região
da África Austral.
Entre outros objectivos, os promotores destas
duas plataformas logísticas afirmam pretender “contribuir para o crescimento de
economia angolana através do aumento da capacidade de distribuição da produção
nacional” e propiciar “o abastecimento eficaz de bens de consumo, equipamentos
e géneros alimentícios no mercado interno.”
A AngoFret é uma empresa
angolana que opera no sector das cargas e da logística, proprietária de
terminais logísticos e depósitos multimodais nos Caminhos-de-Ferro de Benguela
(CFB) em Lobito, Catumbela, Huambo, Luena e Luau, e controlada pelo grupo DT,
uma parceria em partes iguais entre os grupos Cochan Ltd e Trafigura. In “Cargo
Edições” - Portugal
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