Ônibus
elétrico gasta 82% menos energia do que veículo a diesel
Os testes realizados no
E-bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias, mostram que
o veículo consumiu 82% menos energia do que um ônibus movido a diesel utilizado
como “sombra”. A vantagem foi verificada no consumo específico por tonelada. O
E-bus é resultado da parceria da Eletra com as japonesas Mitsubishi Heavy
Industries e Mitsubishi Corporation.
Durante seis meses (março a
agosto de 2014), o E-bus transportou passageiros no Corredor ABD da EMTU, na
Região Metropolitana de São Paulo, acompanhado por um “veículo sombra” movido a
diesel. Os testes transformaram os gastos de combustível em kWh e comprovaram
ainda que o sistema de frenagem foi responsável pelo suprimento médio de 33% da
carga utilizada pelo veículo (confira abaixo funcionamento do sistema).
O consumo médio de energia
no percurso de 23,6 quilômetros (ida e volta) foi de 58 kWh, gasto similar ao
de dez chuveiros elétricos ligados durante 1 hora. Em termos financeiros, o
custo com energia por tonelada do E-bus foi 56% inferior ao custo do “sombra”.
“O relatório aponta que esses dados estão sujeitos às flutuações de preços do
mercado, mas as vantagens do E-bus são indiscutíveis. A emissão de poluentes é
zero”, ressalta Lêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra.
O relatório dos testes
mostra ainda que sob condições semelhantes, o E-bus apresentou melhor
eficiência energética (em kWh/km). Ele consumiu 72% menos energia para
percorrer a mesma distância, ainda que com peso médio em operação de 9.175 kg
superior ao do sombra.
O veículo tem emissão zero
de gases poluentes e a energia vem de um conjunto de 14 baterias, que precisa
de apenas 3 horas para recarga total, garantindo autonomia operacional de 200
km. O veículo conta ainda com um sistema de recarga rápida, que pode ser feito
em 5 minutos, oferecendo mais 11 km de autonomia.
Configurações
O E-bus foi produzido com
chassi Mercedes-Benz, carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG. O ônibus é
um veículo articulado, dispõe de ar condicionado e tem capacidade para 126
passageiros. A tecnologia das baterias e das estações de recarga foi
desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries. Já o chassi, carroceria e todo o
sistema elétrico de tração são fabricados no Brasil, semelhantes aos trólebus
desenvolvidos pela Eletra. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida
pelas engenharias das duas empresas, Eletra e Mitsubishi Heavy Industries.
Frenagem Regenerativa
Conhecido como “frenagem
regenerativa” ou “KERS (Kinetic Energy Recovery System – Sistema de Recuperação
de Energia Cinética), como ficou conhecido na Fórmula 1, o sistema utilizado
nos veículos da Eletra permite que quando o freio é acionado, o motor elétrico
vire um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada
e armazenada no banco de baterias.
Eletra
A Eletra está no mercado há
mais de 30 anos e fabrica veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea);
híbrido (grupo motor gerador + baterias), e elétrico puro (baterias). Em 1999,
a Eletra criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira.
Hoje, a marca está presente em 300 trólebus e em 45 híbridos em operação na
Grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na
Nova Zelândia. In “Portogente” – Brasil
ELETRA
INDUSTRIAL LTDA - Rua Monteiro Lobato, 96 - Bairro Montanhão
- São Bernardo do Campo Cep: 09791-253 – SP – Brasil - www.eletrabus.com
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