Árvore
de Recursos da Língua Portuguesa
Assinalando o Dia da Língua
Portuguesa e da Cultura, 5 de Maio, o IPOR – Instituto Português do Oriente
passa, a partir dessa data, a disponibilizar na sua página na internet
(www.ipor.org.mo) uma ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa
– a Árvore de Recursos da Língua Portuguesa – dirigida a formadores e
aprendentes, na qual estão reunidos, de forma inovadora, 556 recursos
disponíveis online organizados em 12 categorias.
Desenvolvida ao longo de um
ano de trabalho, a ARELP permite aos docentes encontrar compilados num só local
os principais documentos de referência para o ensino de PLE em vigor, materiais
didáticos desenhados para uso em contexto letivo (Sala de Aula), bem como a
ligação para ferramentas digitais que lhes permitirão criar materiais didáticos
próprios, mais atrativos e adequados para os seus alunos (Ferramentas).
Aos aprendentes são
fornecidas ligações para alguns dos principais recursos de referência
disponíveis na rede (Referência), meios de comunicação social em língua
portuguesa (Comunicação Social), formas
lúdicas de aprendizagem da língua (Sala de Aula, Jogos) bem como ligações para
conteúdos de natureza cultural em língua portuguesa (cf. Cinema, Música,
Exposições) e comunidades em linha facilitadoras de aprendizagens não formais
(Redes).
Os investigadores são também
um dos destinatários da ARELP, aí podendo encontrar a ligação para artigos
científicos e teses de mestrado e de doutoramento produzidas recentemente sobre
aspetos vários do ensino aprendizagem do português como língua estrangeira ou
segunda.
Tendo privilegiado, na
seleção dos recursos, o contexto de ensino do português na China e em Macau, a
base está, no entanto, concebida para servir de referência aos seus
destinatários principais (professores, aprendentes e investigadores de PLE)
independentemente da geografia da sua atuação. A Árvore de Recursos da Língua
Portuguesa não é, por isso, um projeto fechado. Espera o IPOR com esta
iniciativa igualmente mobilizar a comunidade a quem ela se dirige no sentido de
fornecer contributos que apoiem a sua melhoria e a sua permanente atualização.
A ideia de organização da
ARELP decorre da 1º oficina para docentes do IPOR realizada no âmbito do
programa interno de formação de docentes implementado por esta Direção em 2013.
Concretamente, da reflexão aí produzida sobre “Novas Tecnologias da Informação
no Contexto Educativo” pela Dra. Betânia Nunes, um dos docentes envolvidos
neste projeto e responsável pela compilação dos dados. A ideia de desenvolver
uma plataforma que permitisse reunir e facilitar o acesso por categorias ao
conjunto alargado de recursos disponíveis na rede foi ganhando corpo e
consistência, nela tendo também participado o Dr. João Paulo Pereira (a quem
coube a revisão e anotação de cada um dos recursos), sob supervisão da
Coordenação do Centro de Língua Portuguesa do IPOR.
Numa segunda, passarão
igualmente a ser disponibilizados na ARELP materiais produzidos pelo corpo
docente do IPOR e que resultam da reflexão metodológica que tem vindo a ser
desenvolvida no quadro do referido plano de formação.
Privilegiou a atual Direção,
num primeiro momento do seu mandato, a reorganização e a diversificação da
oferta formativa e dos seus instrumentos de suporte. O lançamento da ARELP
insere-se, agora, nas prioridades definidas para a segunda fase do mandato no
domínio da formação em LP – a criação de dinâmicas internas alargadas
vocacionadas para a produção de materiais e de ferramentas dirigidas à
comunidade, com enfoque na intercompreensão. Pretende-se, desse modo, reforçar
a dimensão do IPOR como instituição de formação e de produção de conteúdos em
Língua Portuguesa, bem como de expressões culturais e artísticas que exploram o
seu uso. IPOR - Macau
Sem comentários:
Enviar um comentário