Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Angola – Porto do Lobito uma porta para a Zâmbia

Porto do Lobito mobiliza interesses da Zâmbia

A Zâmbia está interessada em escoar minérios através do Porto do Lobito, pelo facto de esse empreendimento jogar um relevante papel no escoamento do cobre, cobalto e ouro, extraídos das minas de Kansanshi e Lumwana, no noroeste do país.

A afirmação é do Ministro das Relações Exteriores da vizinha República da Zâmbia, Harry Kalaba, que constatou o funcionamento do Porto do Lobito, no quadro da sua visita a Benguela.

O chefe da diplomacia zambiana acompanhado da Secretária de Estado do Ministério das Relações Exteriores para a Cooperação, Maria Ângela Teixeira de Alva Bragança, explicou que grande parte dessas minas estão situadas próximas da fronteira com Angola sendo, por isso, mais rentável utilizar o caminho-de-ferro de Benguela, ao invés de outros, que são mais distantes e onerosos.

Harry Kalaba afirmou também que “Benguela é uma via fundamental e parcimoniosa para as exportações do cobre zambiano, bem como para importações de maquinaria, que ultimamente passam pelas longas e onerosas vias ferroviárias e rodoviárias a partir da África do Sul, através do Zimbabwe ou Botswana”.

De igual modo lembrou que, “o CFB é uma linha directa para o Porto do Lobito, sendo este o mais estratégico no Atlântico, através do qual bens para a Zâmbia podem ser importados ou exportados a preços mais módicos, em relação aos mais distantes portos sul-africanos”.

O cobre é a principal fonte de divisas da Zâmbia, contribuindo com mais de 70 por cento na economia nacional.

Recorde-se que a Zâmbia vai iniciar a construção de uma linha ferroviária que vai ligar Chingola, no coração da antiga província de Copperbelt, à fronteira de Angola, onde se junta ao caminho-de-ferro de Benguela (CFB). Porto do Lobito - Angola

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