Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Macau - Alunos são os segundos melhores em matemática e terceiros melhores em ciência

Os alunos de Macau são os segundos melhores na literacia em matemática, os terceiros melhores em ciência e os sétimos em leitura, indicam os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) do ano passado, revelados ontem pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).


O segundo lugar dos alunos de Macau na literacia em matemática é o melhor registo de sempre alcançado pelos estudantes da região. Segundo a avaliação, os alunos de Macau tiveram um resultado de 552 a matemática, apenas ultrapassados pelos estudantes de Singapura, que conseguiram um resultado de 572. A média da OCDE é de 472 pontos. Ainda na área da matemática, os alunos de Taiwan ficaram em terceiro lugar, enquanto os alunos de Hong Kong ficaram em quarto. O Japão fecha o top-5 dos resultados a matemática.

Em ciência, os alunos de Macau conseguiram 543 pontos, ficando abaixo de Singapura, com 561, e do Japão, com 547. A média da OCDE neste caso é de 485 pontos.

Já no que toca à leitura, Macau conseguiu 510 pontos. Nesta disciplina, os alunos de Singapura ficaram novamente em primeiro lugar, com 543 pontos. Irlanda (516), Japão (516), Coreia (515), Taiwan (515) e Estónia (511) foram os outros países e regiões que ficaram à frente de Macau. A média da OCDE no que toca à leitura é 476.

Além disso, a OCDE destacou que entre os países ou economias de alto desempenho, Macau é a região em que o desempenho em literacia em matemática está menos dependente do contexto socioeconómico e cultural dos alunos.

Por outro lado, Macau não acompanhou a tendência de decréscimo do desempenho médio dos alunos durante a pandemia, como aconteceu com a maioria dos países ou economias que participam no estudo. “A OCDE reconhece que o sistema de educação básica de Macau demonstrou resiliência e adaptabilidade durante a pandemia de COVID-19. As escolas de Macau garantiram que os alunos continuassem a receber uma educação de qualidade mesmo na adversidade e mantivessem um desempenho excepcional”, lê-se num comunicado divulgado pela Direcção dos Serviços de Educação e Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ), que acrescenta que “a OCDE acredita que o investimento e o apoio do Governo de Macau na educação foram cruciais para o sucesso do sistema educativo de Macau no PISA 2022”.

A DSEDJ assinala ainda que, “ao longo das últimas duas décadas, Macau melhorou constantemente o seu desempenho nas três literacias, servindo como modelo de excelência e equidade, sendo um dos poucos sistemas educativos a nível mundial que foram minimamente afectados pela pandemia”.

O PISA é um estudo internacional, coordenado pela OCDE, que visa avaliar globalmente a preparação dos alunos do ensino secundário, com a idade de 15 anos, para enfrentarem desafios e oportunidades na vida real. O PISA funciona num ciclo de três anos e foca-se nas competências e capacidades que uma pessoa moderna deve possuir, compreendendo, principalmente, as áreas de leitura, matemática e ciência. O foco da avaliação do PISA 2022 foi a literacia em matemática. Participaram nesta avaliação um total de 690 mil alunos do ensino secundário, provenientes de 81 países e economias. André Vinagre – Macau in “Ponto Final”




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