Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 6 de junho de 2017

China – Sucesso do 8º Fórum Internacional sobre o Investimento Construção de Infraestruturas

A edição deste ano do Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infra-estruturas resultou em 24 contratos de negócios, avaliados em quase 13 mil milhões de dólares americanos, o montante mais elevado na história do evento



O 8º Fórum Internacional sobre o Investimento Construção de Infraestruturas (IIICF, na sigla inglesa) registou um volume recorde de negócios, através de 24 contratos entre a China e diversos países e regiões envolvendo um valor total de 12,8 mil milhões de dólares norte-americanos. Segundo Fang Qiuchen, presidente da Associação dos Construtores Civis Internacionais da China, o valor em causa foi “o mais alto” de sempre neste Fórum.

O mesmo responsável destacou “três projectos essenciais” entre a lista. “O primeiro projecto é uma estrada no Gana, o segundo é na Baía do Mondego, na Jamaica, com uma estrada que circunda toda a ilha. O terceiro que gostaria de frisar é um projecto muito grande em Angola, com um parque turístico em Cabo Ledo. É um pacote muito alargado que incluiu as infra-estruturas, um parque industrial e todos os aspectos de recreação e hotéis”, adiantou.

Durante os dois dias do evento, que decorreu no Venetian, realizaram-se 14 fóruns temáticos e paralelos e foram organizadas 220 reuniões de negócios, para além da assinatura dos 24 protocolos, incluindo contratos de negócios, acordos-quadro e memorandos de entendimento. “Sete foram assinados com os países de língua portuguesa: cinco com Angola, um com Moçambique e o outro com o Brasil. Todos eles estão relacionados com parques industriais com instalações de agricultura, desenvolvimento de pontes e também reformulação de centros históricos de várias cidades”, explicou Jackson Chang, presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), na conferência de imprensa no final do evento.

Em jeito de balanço, o presidente do IPIM salientou “três aspectos” da edição deste ano do fórum, com a construção de uma plataforma “para comunicação e cooperação entre os operadores do sector de construção de infraestruturas”, a promoção da participação de Macau na construção da iniciativa “Uma Faixa, uma Rota”, que representa uma “plataforma para a diversificação da economia” do território. O fórum contribuiu também para “destacar ainda mais a função de Macau como plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, considerou.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Construtores Civis Internacionais da China defendeu que o certame concretizou “quatro avanços”, incluindo a “característica profissional”, com progressos na escala e no nível da organização, com “crescente aumento da sua influência internacional”. Além disso, verificaram-se “melhorias tanto na liderança do desenvolvimento do sector inerente como em termos de promoção da cooperação empresarial”.

Fang Qiuche apontou realçou ainda o “papel de liderança industrial” do Fórum, bem como a apresentação de novas vias para promover a “participação activa” de Macau na iniciativa “Uma Faixa, uma Rota”, “elevando a qualidade da plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa”.

Esta edição do fórum atraiu mais de 1700 participantes provenientes de 63 países e regiões, incluindo 57 governantes a nível ministerial, revelam dados da organização. Entre os participantes estiverem ainda operadores da cadeia industrial relacionada com a cooperação internacional em infra-estruturas, incluindo quadros superiores e representantes de 65 empresas de construção civil e de 73 empresas.

A 9ª edição do Fórum Internacional sobre o Investimento Construção de Infraestruturas irá decorrer em Macau a 7 e 8 de Junho de 2018. Pedro Santos – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário